Abóbora recheada com Carne picada e Presunto {Paleo, Whole30}

Estas Aboras recheadas com Carne picada e Presunto são a melhor forma de comer simples mas com muito sabor. São uma opção Paleo e Whole30 e podem ser servidas como prato principal ou como acompanhamento.

Butternut Squash stuffed with Beef and Proscitutto

Eu sei que já devem estar cansados de abóbora! Mas é mesmo uma das minhas perdições. Quer seja em pratos mais doces ou em pratos salgados, a abóbora é tão versátil que consigo imaginal mil receitas com ela!  Lembram-se da minha quiche com base de abóbora? Fez um sucesso! 😀

Fui ao supermercado no outro dia. Passei pela parte dos produtos biológicos e vi umas abóboras lindas, com um formato lindo e um cheirinho bom. E assim tudo começou! Imaginei logo umas abóboras recheadas para o jantar. Uma forma diferente de comer carne e abóbora. Eu que não sou grande apreciadora de carne vermelha, preciso comer de vez em quando, para aumentar os níveis de ferro. aliás, todas as mulheres que menstruam não deveriam “temer” a carne vermelha…mas adiante.

Esta refeição tem uma particularidade que quero muito partilhar convosco: enquadra-se no plano Whole30! Um dia destes referi no Instagram que quero começar o programa em breve, durante 30 dias só há comida real. Não há gordices, não há nenhuma refeição livre. Vai ser um grande desafio! Mas assim que começar eu partilho mais detalhes convosco. Tudo irá depender do meu intestino, que já aqui falei tem andado com algumas limitações…

Como sabem, não aprecio muito o sabor da carne de vaca, prefiro comer carne de aves, acho bem mais saboroso. Então acrescentei um pouco de presunto aos cubos. Deu sabor e ficou maravilhoso! Não consumo alho nem cebola agora, por isso precisava mesmo de algo que completasse o sabor da carne. 

Há várias razões pelas quais esta receita foi perfeita para o jantar lá de casa. E uma delas é que foi a oportunidade perfeita para usar esta travessa lindíssima da Pollux! Esta coleção é linda, tem até um espírito natalício, adoro!!!

A abóbora era super delicada, com sabor intenso, nota-se logo que são biológicas. A sua cor laranja viva diz tudo! E combina perfeitamente com a mistura da carne picada. Uma garfada de carne com a abóbora macia, estão a imaginar?? Delicioso!!!

Esta receita é também perfeita para quando têm sobras no frigorífico (carne, peixe, etc) e não sabem o que fazer. Basta colocar abóboras no forno, ir relaxar e depois rechear! Perfeito 🙂

Estão preparados para a receita?

Abóbora recheada com Carne picada e Presunto {Paleo, Whole30}
Serves 4
Write a review
Print
Total Time
45 min
Total Time
45 min
Ingredients
  1. 2 a 3 abóboras-menina, de preferência biológicas (depende do tamanho)
  2. 450g de carne picada
  3. 150g de presunto aos cubos, sem glúten e sem açúcar
  4. 3 a 4 sementes de cardamomo
  5. 1 c.chá de cominhos em pó
  6. Salsa picada
  7. Azeite q.b.
  8. Sal e pimenta
Instructions
  1. Pré-aqueça o forno a 190º e forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.
  2. Lave as abóboras, corte ao meio e retire as sementes (pode guardá-las e tostar). Retire um pouco do recheio, mas não demasiado, e guarde para fazer um puré ou acompanhar este prato.
  3. Pincele cada metade de abóbora com um pouco de azeite e leve ao forno cerca de 30 minutos, viradas para cima, até tostar.
  4. Entretanto comece a preparar a carne. Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e os cubos de presunto.
  5. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos, até o presunto começar a largar alguma da sua gordura natural.
  6. Acrescente as sementes de cardamomo e deixe apurar uns minutos, envolvendo tudo.
  7. Acrescente a carne picada, o sal e pimenta e os cominhos em pó. Adicione um pouco de água se for necessário.
  8. Deixe cozinhar cerca de 20 minutos, até a carne estar cozinhada. Acrescente a salsa picada e envolva.
  9. Recheei cada metade de abóbora com o recheio da carne e leve ao forno a tostar durante uns 5 minutos.
  10. Está pronto a servir!
Anita healthy - Gluten-Free & Healthy Recipes http://www.anitahealthy.com/

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*