Barritas Energéticas com Chocolate {Sem Glúten, Sem Lactose}

Estas barritas energéticas são feitas com frutos secos, sementes e uma cobertura de chocolate preto que as tornam deliciosas. São uma excelente opção para um snack da tarde ou uma pequena sobremesa depois das refeições. Não contêm glúten nem lactose!

Barritas energéticas de chocolate

Preparem-se porque vem aí uma das receitas que vai ficar para a história do blog 😛 É, talvez, a melhor receita de snacks dos últimos tempos, de tão rápida e simples de preparar, sem falar na delícia que fica! Se vos custa resistir a um doce a meio da tarde ou mesmo depois de almoço, têm de experimentar estas barritas energéticas de chocolate. 

Há alturas em que ando a desejar alimentos mais doces, como chocolate e afins. Principalmente em alturas de maior stress ou até de euforia. Sim, porque não é apenas quando estamos cansadas ou ansiosas que nos apetece comer. Quando estamos muito alegres também! Pelo menos eu… Mas nestes dias foi mesmo o cansaço que se apoderou e me fez desejar umas barritas energéticas. De vez em quando faço umas bolinhas com tâmaras e frutos secos e desta vez decidi inovar e transformá-las em barras! A ideia era fazer algo diferente e que pudesse levar para qualquer lado comigo. Mas como o desejo ultimamente tem sido por chocolate, tive de acrescentar… 🙂

Barritas energéticas de chocolate

A ideia veio dos bombons de côco e chocolate que partilhei no outro dia. A cobertura de chocolate é a parte que mais gosto nestas receitas, com a vantagem de termos pelo meio outra mistura de sabores e, até, um toque crocante! Porque o interior é feito com frutos secos ou sementes, misturados com tâmaras e pouco mais, fica delicioso. As tâmaras são um dos melhores ingredientes para fazer doces “moldáveis”, sem necessitar de farinhas nem nada muito artificial. Também uso em bases de bolos, por exemplo, como nestes Cheesecake de Limão e Cheesecake de Abóbora e Chocolate. É uma das maiores vantagens deste fruto! Para mim, a única desvantagem é a quantidade de frutose que tem…porque o meu organismo não tolera grandes quantidades. Mas como acabo por usar pouco e faço doses pequeninas, não me tem afectado quase nada (felizmente!).

Barritas energéticas de chocolate

Nesta receita usei amêndoas picadas e sementes de cânhamo, queria experimentar esta combinação e correu muito bem! Mas podem sempre substituir por outros frutos secos e até sementes, certamente ficará delicioso! Ultimamente não tenho consumido sementes de cânhamo mas são uma opção excelente por serem ricas em proteína e magnésio. Por isso, estas barrigas energéticas ainda têm um boost de proteína, excelente para os nossos músculos e ótimo como um pré-treino, por exemplo 🙂 A receita está já a seguir!

Barritas energéticas de chocolate

Barritas energéticas de chocolate
5 from 1 vote
Print

Barritas Energéticas com Chocolate {Sem-Glúten, Sem Lactose}

Categoria Dessert, Snack
Cozinha Glúten-Free, Lactose-Free, Paleo
Tempo Prep 10 minutes
Tempo Coz. 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 8 barritas
Autor anitahealthy

Ingredientes

  • 5 tâmaras Medjool (grandes) biológicas
  • 75 g amêndoas sem pele
  • 50 g sementes de cânhamo
  • 2 c.sopa óleo de côco
  • 1 c.sopa mel ou xarope de ácer
  • 1 pitada sal rosa dos Himalaias
  • 125 g barra de chocolate preto (min. 85%)

Preparação

  1. Num processador de alimentos colocar as amêndoas sem pele e triturar até estarem picadas, mas com pequenos pedaços.

  2. Acrescentar as sementes de cânhamo, as tâmaras, o óleo de côco e uma pitada de sal. Processar tudo durante uns segundos.

  3. Adicionar o mel e processar até formar uma massa homogénea (mas não demasiado triturada).

  4. Forrar um tupperware rectangular com papel vegetal. Colocar a mistura, espalhando bem e formando uma camada homogénea. Levar ao congelador cerca de 20 a 40 minutos.

  5. Passado esse tempo, comece a derreter o chocolate em banho maria, até ficar líquido.

  6. Retire a massa da tupperware e comece por cortar as pontas e descartá-las. Corte o que sobrou em 8 barras.

  7. Com uma espátula, coloque cada barra no chocolate líquido, virando dos dois lados, até estar completamente coberta de chocolate. Coloque num tabuleiro com papel vegetal. Repita o processo para todas as barras.

  8. Reserve no frigorífico cerca de 2 horas, até o chocolate endurecer.

  9. Quando estiverem prontas, basta decorar a gosto! Eu usei o resto de chocolate líquido e coloquei por cima, assim como algumas sementes de cânhamo e amêndoas picadas.

Recipe Notes

Estas barras guardam-se cerca de 3 a 4 dias no frigorífico. Podem, também, ser congeladas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*