Batata-doce recheada com Presunto e Espinafres

Esta receita de batata-doce recheada com presunto e espinafres é um acompanhamento perfeito e delicioso. É, também, uma opção paleo e sem glúten, feita com os melhores ingredientes.

Batata-doce recheada com presunto e espinafres

Um dos hidratos complexos mais completos é, sem dúvida, a batata-doce. Normalmente não invento muito e costumo comê-la no forno ou cozida. É rápido e fica mega saboroso. Mas…apetecia-me uma coisa diferente, mais “pomposa” e requintada. Andei a pesquisar por receitas de batata doce e encontrei esta: batata-doce recheada! Como assim, recheada?? Acho que já não vou querer comer de outra forma 😛

Agora que o mês de Janeiro está quase a terminar, quais são os vossos feedbacks do desafio Janeiro mais Saudável? Está a ser díficil? Tiveram resultados? O que mais me custou a mim foi deixar de comer os meus bolinhos, mesmo que só feitos com ingredientes bons, acabam por ser processados. E quis dar um descanso este mês! Uma das receitas que fiz a semana passada foi esta de batata doce recheada com bacon e queijo feta. Ficou uma delícia!!! É uma daquelas receitas reconfortantes, que nem parece que estamos a comer tão bem…

Batata-doce recheada com presunto e espinafres

Em relação ao presunto, eu compro sempre um com muito pouco sal, sem açúcar e sem glúten, com o mínimo de ingredientes possível. O ideal é ser caseiro, mas eu sei que nem sempre é fácil. Por isso sintam-se à vontade para usar um pouco de frango desfiado ou mesmo pedaços de carne na receita. Fica ao vosso critério 🙂

A melhor forma que encontrei para fazer estas batatas recheadas foi levá-las ao forno inicialmente e só depois cortá-las ao meio. O resultado é uma pele em crosta, super estaladiça! Não se esqueçam de lavar muito bem as batatas para poderem comer a pele, porque é realmente maravilhosa. E cuidado a cortarem ao meio para não se queimarem como eu (sim, eu sou uma desgraça na cozinha…vocês nem imaginam ahahah).

Nós cá em casa servimos estas batatas com uns ovos mexidos e ficámos super saciados. Saciados e deliciados! 🙂 E podem guardar no frigorífico e re-aquecer, aguentam-se bem 2 ou 3 dias no frio.

Estão prontos para a receita?

Batata-doce recheada com presunto e espinafres

Batata-doce recheada com presunto e espinafres
0 from 0 votes
Print

Batata-doce Recheada com Presunto e Espinafres

Categoria Side Dish
Cozinha Glúten-Free, Paleo
Porções 4 pessoas
Autor anitahealthy

Ingredientes

  • 3 batatas-doce grandes
  • 1 c.sopa manteiga biológica ou óleo de côco
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 40 g Presunto aos cubos*
  • 1 chávena Espinafres picados
  • 1 c.sopa alecrim picado
  • 40 g Queijo feta biológico
  • Azeite, q.b.
  • Sal rosa dos Himalaias e Pimenta

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 200º e coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro de forno. Envolva as batatas com a manteiga, espalhando muito bem e tempere com um pouco de sal rosa dos Himalaias.

  2. Leve as batatas ao forno cerca de 40 minutos, até estarem douradas. Se possível, vire-as a meio da cozedura.

  3. Entretanto, comece a refogar as cebolas com o azeite e os dentes de alho, cerca de 5 minutos em lume brando.

  4. Acrescente o presunto e os espinafres e refogue mais uns minutos. Adicione o sal, pimenta e alecrim e cozinhe cerca de 7 minutos em lume brando. Reserve.

  5. Quando as batatas estiverem prontas e arrefecidas, corte-as ao meio. Retire o recheio com cuidados para não cortar a pele. Coloque o recheio numa taça.

  6. Acrescente ao recheio das batatas a mistura de presunto e espinafres e envolva.

  7. Recheie as batatas-doce com a mistura anterior e coloque um pouco de queijo feta por cima.

  8. Leve ao forno cerca de 10 minutos a 185º, até o queijo derreter.

  9. Estão prontas a servir!

Recipe Notes

*opte por um presunto natural, sem aditivos, sem açúcar e sem glúten.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*