Bolo de Banana e Framboesas {Sem Glúten, Sem Lactose}

Este Bolo de Banana e Framboesas é uma daquelas opções deliciosas para os dias frios, acompanhado de um chá quente e confortante. É feito com ingredientes nutritivos e não contém glúten nem lactose. Uma excelente receita para um snack mais saudável a meio da tarde, com todo o sabor e prazer.

Primeira receita do mês de Fevereiro, só podia ser um bolo saudável! Estava com tantas saudades disto…a “pastelaria” é, sem dúvida, a minha grande paixão. E os bolos de banana são a última perdição!

Tenho andado mais ausente das redes sociais porque comecei a sentir que isto se estava a tornar numa obrigação. E para mim sempre foi o meu hobbie, uma opção, algo que eu gosto de partilhar. Mas não algo que eu “tenho de” fazer com toda a regularidade e se não o fizer “meu-Deus-estou-a-falhar”. Começou a tornar-se insuportável tanta coisa a acontecer na minha vida ao mesmo tempo. Novos projetos, o blog, um trabalho a full-time. E sendo eu tão perfeccionista, como vos falei neste post, quero fazer TUDO ao mesmo tempo. Até perceber que isso me andava a deixar “doente”. Ansiosa. Nervosa. Exausta! E parei um pouco. Fui até ao Porto visitar os pais no fim-de-semana e cheguei com a decisão certa: vou relativizar, vou começar as aulas de yoga em grande e vou arranjar mais tempo para relaxar (sem telemóvel, sem redes sociais e sem “obrigação” de mostrar o meu dia-a-dia a toda a hora). É tempo de respirar e ser menos exigente com as minhas tarefas e “obrigações”. Mas não se preocupem que vou continuar por aqui 🙂 E tanta coisa boa que aí vem…

Sobre este maravilhoso bolo de banana e framboesas. Opto agora por usar banana nos bolos porque acaba por tornar a receita mais doce e permite diminuir a quantidade de “doce” a usar, seja mel, açúcar de côco ou outro do género. E, desta forma, fica um bolo ainda mais saudável! Sim, porque apesar de tudo, todos estes produtos aumentam o açúcar no sangue e convém serem consumidos com moderação. Usar banana nos bolos faz com que fiquem com uma consistência mais húmida, delicada e eu adoro bolos assim. A consistência é muito idêntica ao pão de banana simples que fiz há uns tempos. Fez tanto sucesso que decidi que tinha de repetir a experiência vezes sem conta!

E sabem como é que eu gosto de comer estes bolos? Sentada no meu sofá com uma manta por cima e acompanhado de um chá…e uma música relaxante! É tão bom. Sabermos que estamos a dar bons ingredientes ao nosso corpo e, ainda por cima, com tanto sabor e prazer, é tudo o que precisamos! Temos de nos dar estes mimos de vez em quando, fazem maravilhas…

4 from 1 vote
Print

Bolo de Banana e Framboesas {SG, SL}

Categoria Snack
Cozinha Glúten-Free, Lactose-Free
Tempo Prep 10 minutes
Tempo Coz. 50 minutes
Tempo Total 1 hour
Porções 8 fatias
Autor Ana Rita Nunes

Ingredientes

  • 1 + 1/2 banana madura
  • 3 ovos
  • 3 c.sopa mel biológico
  • 160 g amêndoa moída
  • 40g côco ralado simples, sem açúcar
  • 1/2 chávena framboesas frescas
  • 1 c.chá bicarbonato de sódio ou fermento sem glúten

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180º e forre uma forma com papel vegetal.

  2. Esmague uma banana muito bem e envolva com os ovos. Acrescente o mel e misture bem.

  3. À parte, misture a amêndoa moída com o côco ralado e o bicarbonato de sódio. Acrescente a mistura anterior e misture com uma espátula.

  4. Adicione as framboesas e envolva suavemente.

  5. Coloque a massa na forma. Corte 1/2 banana às fatias e disponha por cima, em fila. Leve ao forno cerca de 50 min ou até estar cozinhado.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*