Bolo de Polenta e Côco

polenta cake 2

Bom dias meus queridos!

Estes dias têm sido tão corridos, com imenso trabalho e coisas para fazer que não tive a oportunidade de partilhar receitas com vocês. Ainda estou em falta com a receita do pudim de chia, mas não me esqueci 😉

Como tem sido a vossa semana? Aproveitaram bem o feriado? Eu, além da mudança de visual que quem me segue viu :), ainda tive a preparar umas novidades para vocês! Uma delas foi esta receita deliciosa de bolo de polenta e côco, sem glúten e sem lactose! ♥ Nas redes sociais já devem ter percebido que ando a evitar o glúten e a lactose, estou a fazer um teste ao meu corpo pelo facto de ter andado muito inchada e indisposta a semana passada.

Tinha comprado semolina há uns dias para fazer polenta, mas encontrei esta receita da querida Stefanie do blog http://stefaniegoldmarie.at e fiquei apaixonada! Além disso, tinha também leite de côco da Alpro soja, sem açúcar, e foi uma forma de lhe dar uso. Usei, ainda, iogurte de soja e amêndoa da Provamel, uma alternativa bastante saudável sem lactose e para quem está a cortar nos hidratos de carbono, visto que basicamente não tem. O ideal teria sido usar o iogurte de soja e côco da mesma marca, mas não tinha cá em casa…

Nesta receita usei apenas semolina como farinha, mas numa próxima vez irei incluir, também, farinha de côco e ver o resultado. Deve ficar uma maravilha!

Bolo de polenta e côco:

Ingredients

  • 100g semolina instantânea
  • 500ml de leite de côco
  • 2 ovos
  • 300g iogurte de soja e amêndoa (pode ser quark ou iogurte grego, mas ter atenção que têm lactose)
  • Adoçante stevia ou líquido
  • 1 c.café de goma de xantana (opcional)

Directions

  1. Pré-aquecer o forno a 180º.
  2. Aquecer um tacho com o leite de côco até ferver. Adicionar a semolina e mexer vigorosamente cerca de 2 minutos até estar cozinhada. Desligar o lume e deixar esfriar um pouco.
  3. Entretanto, separar as gemas das claras de ovo. Bater as claras em castelo com adoçante até ficarem firmes.
  4. Adicionar as gemas com o iogurte às claras batidas. Adoçar a gosto com adoçante (vão provando, tem que ficar bem doce, pois a polenta não tem tempero).
  5. Acrescentar a polenta ao preparado e mexer bem até formar uma massa homogénea.
  6. Numa forma pequena (usei de 19cm) revestida com papel vegetal, verter a mistura e levar ao forno cerca de 1h a 150º.
  7. Quando retirar do forno, esperar um tempo até cortar e servir, para ganhar firmeza.

Servi com morangos e um pouco de syrup por cima. Fica delicioso!

Enjoy it!

Anita

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.