Bolo Pudim de Chocolate #gluten-free

Bolo Pudim de Chocolate | Anita Healthy

Que eu adoro bolos saudáveis já devem ter percebido…Então resolvi fazer um bolo um pouco diferente, que chamei de Bolo Pudim de Chocolate! Isto porque tem uma consistência mais húmida e suave, ao estilo de um pudim 🙂 Uma opção muito saudável para um pequeno-almoço, um lanche ou até como sobremesa, num jantar mais elaborado. Este é sem glúten e sem lactose!

Para fazer este bolo usei semolina, ou polenta se preferirem. É feita de milho e tem uma particularidade: fica estilo puré ao cozinhar e depois solidifica. Adoro comer polenta como acompanhamento, mais ao estilo salgado, com molho de tomate por exemplo. Mas desta vez foi numa versão mais de pastelaria 😉 Já tinha feito várias receitas de bolo de semolina e esta ficou, mais uma vez, divinal! Como sempre, os ingredientes são simples e saudáveis e, desta vez, a receita é sem glúten e sem lactose, pois usei produtos de origem vegetal. O chocolate vem do cacau em pó que usei, que é puro e sem adição de açúcar. Já várias vezes referi os inúmeros benefícios do cacau, na verdade é cheio de antioxidantes e não se compara às famosas tabletes de chocolate, carregadas de açúcar e outros alimentos menos bons… 

A polenta podem encontrar à venda em qualquer supermercado, na zona das farinhas, provavelmente com o nome de semolina. Aqui a desvantagem é o tempo de preparação, porque deve comer-se quando estiver bem arrefecido (eu, na verdade, até gosto dele é directamente do frigorífico, mas não é necessário), para que solidifique bem. Mas o sabor ultrapassa todos estes inconvenientes 😉 Vamos então à receita:

Bolo Pudim de Chocolate | 6 porções


Ingredients

  • 100g de semolina/polenta
  • 2 ovos
  • 500ml de leite de côco ou amêndoa
  • 250g de iogurte de côco/amêndoa (ou quark*)
  • 2 c.sopa de cacau puro em pó
  • 1 c.chá de fermento (usei sem glúten)
  • 3 c.sopa de adoçante stevia

Directions

  1. Pré-aquecer o forno a 170º. Forrar uma forma de 18cm com papel vegetal no fundo e untar com um pouco de óleo de côco.
  2. Colocar o leite de côco ao lume e quando começar a ferver adicionar a polenta. Reduzir o lume e cozinhar durante cerca de 5 minutos, mexendo constantemente, até estar cozida. Deixar arrefecer.
  3. Entretanto, separar as claras das gemas. Bater as claras em castelo com o adoçante.
  4. Misturar as gemas com o iogurte e o cacau e acrescentar às claras.
  5. Adicionar a polenta e o fermento e misturar tudo muito bem.
  6. Colocar a massa na forma e levar ao forno com papel de alumínio por cima, cerca de 1h a 160º.
  7. Retirar e deixar arrefecer muito bem antes de retirar da forma.
  8. Aguardar umas horas até solidificar completamente e colocar pepitas de cacau por cima.

Bolo Pudim de Chocolate | Anita Healthy

Espero que gostem!

Beijinhos,

Anita

One Comment

  1. No próximo fim de semana já vou experimentar 😉
    Beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.