Brownies de Cacau com Abacate

Brownies de Cacau com abacate | Anita Healthy

Eu sei que quando falamos de sobremesas saudáveis não conseguimos imaginar um pedaço de brownie, a escorrer chocolate pelos cantos e que seja, realmente, uma tentação. Toda esta questão de um lifestyle saudável é, muitas vezes, associado a saladas e fruta (como tantas vezes me dizem ahah). É um engano, como vocês sabem…E a prova são estes brownies de cacau com abacate! Yey!

Tenho uma vida tão agitada, com tantos projetos pelo meio, um trabalho a tempo inteiro numa empresa, uma casa para gerir (somos só 2 e o gato, mas para mim a família está em primeiro lugar :P), mais uns treinos de ginásio pelo meio…Que, por vezes, não sei bem como me organizar! Já para não falar das mudanças das últimas semanas. Porque isto de mudar de casa (quase) anualmente é mesmo cansativo!

No meio disto tudo surgiu um jantar entre amigos de infância, daqueles que só vemos de x em x anos (neste caso foram 4 anos!), e era óbvio que não podia faltar. É tão bom conviver com as pessoas de quem gostamos, rir às gargalhadas e, claro, partilhar uma refeição (como eu adoro isto!). Ainda não tinha estado com este grupo de amigos desde que criei o blog, e claro que veio logo à conversa as receitas da Anita… Tinha de levar uma sobremesa, não havia hipótese 🙂

No meio desta confusão toda dos últimos tempos, eu nem conseguia pensar no que podia fazer. Em parte, porque também mudei a minha alimentação e o meu conceito de “saudável”, mas também porque queria levar algo mesmo delicioso! Como os abacates que tinha comprado nas últimas semanas eram maravilhosos, pensei logo que seria o ingrediente principal.

De início, pensei fazer uma mousse de abacate com cacau. Mas comecei a pesquisar algumas receitas e deparei-me com BROWNIES (oh meu Deus, brownies!). Na minha cabeça fez-se 2+2 e já sabia que iam sair uns brownies de cacau com abacate 🙂 Só precisava pensar como os ia preparar…e arriscar…sim, porque era a primeira vez que fazia esta receita…

Se corresse mal sempre havia a hipótese da gelatina…nunca falha 😛 Mas não seria uma receita da Anita, portanto tinha de correr bem. E correu! Ficaram tão bons! Não muito doces, por isso tive de acrescentar uma calda de cacau e tentar que escorresse para dentro dos brownies (com um garfo fui fazendo furinhos e ela foi escorrendo). Estão a imaginar?…

Brownies de cacau com abacate | Anita Healthy

Quanto aos ingredientes, para os brownies usei apenas ingredientes simples, como cacau cru em pó, açúcar de côco (evito, ultimamente, o adoçante e opto por este açúcar que tem um índice glicémico mais baixo), farinha de côco e ainda puré de maçã (usei da Diese, podem ver aqui). Já aqui referi algumas vezes que utilizo bastante os produtos da marca Iswari. É, realmente, uma marca com muita qualidade, os produtos são fantásticos e, ainda por cima, biológicos! Pode encomendar-se no site aqui e, ao usarem o código ANITAISW obtêm um desconto de 10% na encomenda! Vale mesmo a pena… Nesta receita, a maior parte dos ingredientes são da Iswari – o cacau puro, o açúcar de côco e a manteiga de cacau (para a calda). Espectacular!

Voltando aos brownies, para ficarem com um toque estaladiço, ainda acrescentei avelãs, nhammi!! Não ficaram muito doces, por isso fiz a tal calda simplesmente com manteiga de cacau da Iswari, cacau em pó, bebida de côco (sem açúcar) e açúcar de côco. Simples, Rápido e DELICIOSOOOO. Acreditem, rapar o tacho da calda foi um momento de puro prazer ahahah. 

Segue aqui a receita e não se esqueçam de me contar a vossa experiência, caso se aventurem nestes brownies!

Brownies de Cacau com Abacate
Yields 16
Write a review
Print
Total Time
45 min
Total Time
45 min
Ingredients
  1. 2 abacates pequenos
  2. 4 ovos
  3. 200 g puré de maçã (usei da Diese, link em cima)
  4. 1/2 chávena cacau cru em pó da Iswari
  5. 100 g farinha de côco
  6. 1 colher de sobremesa mel
  7. 3 colheres de sopa açúcar de côco
  8. 1 colher de chá bicarbonato de sódio
  9. 1/2 chávena de avelãs ligeiramente partidas
Para a calda
  1. 1/2 chávena de manteiga de cacau (usei da Iswari, ver em cima)
  2. 3 colheres de sopa de cacau cru em pó da Iswari
  3. 1/2 chávena de bebida de côco sem açucar
  4. 2 a 3 colheres de sopa de açucar de côco
Instructions
  1. Pré-aquecer o forno a 180º e forrar uma forma de 20x20cm com papel vegetal, untada com um pouco de óleo de côco.
  2. No liquidificador, bater os abacates com o puré de maçã e o mel.
  3. Bater os ovos numa tigela e adicionar a mistura anterior.
  4. Adicionar a farinha e o açúcar de côco, o cacau e o bicarbonato de sódio. Mexer bem e adicionar as avelãs aos pedaços.
  5. Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 35 minutos, até estar cozinhado (mas não demasiado).
  6. Deixar arrefecer um pouco o bolo dos brownies e preparar a calda.
Para a calda
  1. Levar ao lume um tacho com a manteiga de cacau até derreter um pouco.
  2. Baixar o lume e adicionar o açúcar de côco, o cacau em pó e a bebida de côco.
  3. Mexer constantemente a calda com uma vara de arames ou garfo, até estar tudo uniforme, cerca de 3 minutos.
  4. Picar com palito ou um garfo o bolo dos brownies e colocar a calda por cima, tentando que esta entre no bolo.
Anita healthy - Gluten-Free & Healthy Recipes http://www.anitahealthy.com/

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*