Canelones de Beringela recheados com Perú {Paleo, Sem Glúten}

Estes Canelones de Beringela recheados com Perú são a escolha perfeita para um jantar mais saudável e com menos hidratos. Para os amantes da cozinha italiana mas que se preocupam com a saúde, esta é uma receita deliciosa para experimentarem. Além disso, é uma opção Paleo e Sem Glúten.

Canelones de beringela com perú

Não sou a maior fã de comida italiana, confesso. Nunca fui grande apreciadora de massas, lasanhas, canelones, sempre preferi comidas mais alternativas, com sabores mais intensos e exóticos, digamos assim 😛 Mas quando começo a imaginar estes pratos famosos em versão saudável, fico completamente viciada!!! Foi o que aconteceu com estes canelones de beringela recheados de perú…

Tinha perú picado biológico no congelador há umas semanas. Gosto sempre de ter carne branca picada para quando apetece um jantar mais elaborado e diferente. E andava há uns tempos a imaginar fazer qualquer coisa com beringela. Ainda pensei fazer uma lasanha como a de courgette que fiz há uns tempos (podem ver aqui), mas quando comecei a fatiar a beringela, na minha cabeça fiquei a imaginar uns canelones! E assim surgiu esta receita 😀

Canelones de beringela com perú

A receita que fiz é tão simples e sem grande ciência que o máximo que pode acontecer é cortarem um bocado do dedo como me aconteceu… Sim, isto de usar mandolinas à pressa dá nisto.. E eu sou, sem dúvida, uma desnaturada neste campos (contam-se as queimaduras, cortes e afins) 😛 Bom, na verdade só acontece com quem cozinha não é? Como passo os find de dia na cozinha não me espanta que isto aconteça…Enfim!

Tal como na Lasanha de courgette, eu gosto de grelhar as fatias de beringela. Acaba por retirar alguma água e a receita fica melhor, caso contrário acaba por se formar bastante água no tabuleiro se forno e em vez de assado fica meio cozido. Por isso, aconselho mesmo a grelharem primeiro e, na verdade, até fica mais bonito com as marcas do grelhador! Não concordam? 🙂 De seguida, basta colocar a carne, enrolar e levar ao forno!

Eu sei que isto vos pode parecer estranho (vocês já sabem que a minha alimentação pode ser “estranha”, por vezes) mas eu adoro estes rolinhos ao lanche! É ótimo chegar a casa , aquecer um canelone de beringela com perú e comer com uma limonada! Além de saciar bastante, é rico em proteína e um lanche perfeito para mim 🙂

Vamos à receita?

Canelones de beringela com perú
5 from 1 vote
Print

Canelones de Beringela recheados com Perú

Categoria Main Course
Cozinha Glúten-Free, Paleo
Tempo Prep 40 minutes
Tempo Coz. 15 minutes
Tempo Total 55 minutes
Porções 2 pessoas
Autor anitahealthy

Ingredientes

  • 2 beringelas grandes
  • 300 g peitode perú picado
  • 1 cebola roxa picada
  • 1 sumo de limão
  • 1 c.chá cúrcuma ou açafrão
  • 2 tomates maduros
  • Tomilho
  • Queijo feta (opcional)
  • Salsa picada
  • Azeite, q.b
  • Sal e Pimenta

Preparação

  1. Comece por cortar as beringelas às fatias (pode usar uma mandolina).

  2. Unte cada fatia com um pouco de azeite e grelhe em lume forte uns minutos de cada lado. Reserve.

  3. Pré-aqueça o forno a 185º e unte um tabuleiro de forno com azeite. Coloque fatias de tomate na base e reserve.

  4. Coloque o azeite e a cebola picada num tacho. Deixe refogar uns minutos em lume brando.

  5. Acrescente os tomates maduros em pedaços e deixe apurar cerca de 5 minutos. Adicione o tomilho e envolva. 

  6. Adicione o peito de perú picado, a cúrcuma, o sal e a pimenta e mexa bem, até o tomate estar envolvido com o perú. Acrescente 1/2 copo de água e deixe cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos.

  7. Coloque duas fatias de beringela sobrepostas, adicione 2 colheres do perú picado e enrole, fechando com um palito. Repita o processo até terminar as fatias.

  8. Por cima, coloque um fio de azeite e adicione o queijo feta se optar por usar (nesta receita não usei).

  9. Leve ao forno cerca de 15 minutos e sirva com salsa picada por cima!

  10. Pode conservar no frigorífico cerca de 3 dias no máximo.

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*