Crepes de Cacau com compota de Framboesas {Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose}

Estes crepes de cacau foram recheados com uma compota de framboesas caseira, muito fáceis de fazer e ótimos para começar o dia com energia! São uma opção Paleo, sem glúten e sem lactose, uma excelente ideia para um pequeno-almoço ou brunch saudável. 

crepes de cacau com compota de framboesa

Há muito tempo que já não me aventurava numa nova receita de crepes. Não porque esteja cansada deles, pelo contrário, mas pelas minhas mudanças alimentares. Um destes dias em que consegui tomar o pequeno-almoço com calma, tive de voltar a ter este mimo pela manhã 🙂

Estes crepes são ricos em fibra e não levam farinha. É por isso que são permitidos pela manhã, por terem poucos hidratos e, no entanto, satisfazerem-me ao máximo. Lembro-me de começar a aventurar-me em receitas de crepes e não conseguir acertar com algo bonito, simplesmente desfaziam-se todos ou ficam pegados à frigideira. Depois de muito esforço, considero-me quase uma pró em crepes 😛 Mais do que panquecas, confesso. E os truques são simples: untar muito bem a frigideira com óleo de côco, espalhando com um pincel; obter uma mistura líquida e sem bolhas e cozinhar em lume brando. Depois de aprender isto, tudo mudou e faço uns crepes maravilhosos (modéstia à parte claro… :P)

Lembro-me de comer crepes todas as semanas há um ou dois anos atrás. Aliás, vocês também se lembram, de certeza! Tenho aqui várias receitas, como estes Mini crepes de baunilha ou estes crepes de macaccino. Na altura usava pouco ovos inteiros e limitava-me a usar claras de pacote. Continuo a usar estas claras de vez em quando, mas não todos os dias. Agora prefiro ovos biológicos e de qualidade. Não uso farinha de aveia, nem de espelta e afins, e cortei com os adoçantes. Mas nem por isso os crepes me correm pior. Aliás, acho que o facto de usar ovos inteiros faz com que fiquem muito melhores 🙂 

Esta receita surgiu assim: eu queria usar as framboesas que tinha no frigorífico e queria algo mais doce, em vez de acompanhar com ovos, por exemplo. Adoro combinar framboesas com cacau. Estava com saudades de crepes. E estava decidido que ia fazer uns crepes de cacau 🙂

O que eu mais gosto nesta receita é a facilidade com que se faz , tem apenas 5 ingredientes! 

  • Ovos
  • Amêndoa moída
  • Linhaça moída
  • Cacau
  • Mel ou açúcar de côco (opcional)

Para servir, coloquei as framboesas no microondas e transformam-se em compota. Pessoalmente não juntei nada para adoçar a compota, mas fica ótima com um pouco de mel, xarope ou açúcar de côco. Ainda servi com creme de côco batido, a minha última predição!

crepes de cacau com compota de framboesa
0 from 0 votes
Print

Crepes de Cacau com Compota de Framboesa

Categoria Breakfast
Cozinha Glúten-Free, Lactose-Free, Paleo
Tempo Prep 5 minutes
Tempo Coz. 10 minutes
Tempo Total 15 minutes
Porções 6 crepes pequenos
Calorias 68 kcal
Autor Anita

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 2 c.sopa leite de côco
  • 3 c.sopa amêndoa moída/farinha de amêndoa
  • 2 c.sopa linhaça moída
  • 1 c.sopa cacau puro em pó
  • 1 c.chá mel ou açúcar de côco (opcional)
  • 1 chávena framboesas frescas

Preparação

  1. Misturar os ovos com o leite de côco e o mel ou açúcar de côco.

  2. Adicionar a amêndoa e a linhaça moída e o cacau.

  3. Misturar muito bem e deixar repousar uns minutos, até a mistura ficar homogénea (sem bolinhas). 

  4. Aquecer uma frigideira anti-aderente com óleo de côco, espalhado muito bem com um pincel.

  5. Acrescentar um pouco da massa até cobrir toda a frigideira, numa camada fina. Deixar cozinhar cerca de 1 minuto em lume brando de ambos os lados.

  6. Repetir o processo para a restante massa.

  7. Colocar as framboesas no microondas num recipiente próprio (uma tigela ou outro) durante cerca de 2 minutos em potência média. Quando estiverem desfeitas, retirar e esmagar com um garfo.

  8. Servir os crepes com a compota de framboesa e um pouco de chocolate preto derretido por cima.

Nutrition Facts
Crepes de Cacau com Compota de Framboesa
Amount Per Serving
Calories 68
* Percent Daily Values are based on a 2000 calorie diet.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*