Devemos treinar quando estamos doentes?

fullsizerender-2

Toda a gente já ficou doente uma vez por outra e, infelizmente, deixamos de conseguir controlar o nosso corpo. Sentimo-nos mais fracos, com menos energia, os músculos não respondem como deveriam e surge, muitas vezes, a dúvida sobre se devemos ou não treinar quando estamos doentes.

Bom, dependendo do estado em que estamos, vou dar-vos a minha opinião sobre o assunto. Pessoalmente, acho que estar doente é um sinal que o corpo nos dá de que precisamos abrandar o ritmo. Nesta altura, precisamos dar algum descanso ao nosso corpo, visto que ele está mais fraco e precisa recuperar. No entanto, não significa que não podemos fazer algo leve, como uma caminhada ou uma aula de pilates ou yoga. Depende, claro, de como nos sentimos, acima de tudo devemos ouvir os sinais do nosso corpo. 

Se estivermos com febre, não aconselho a fazer nenhum tipo de treino, pois precisamos mesmo descansar a todos os níveis: corpo e mente. Nesta altura devemos dar um descanso total a nós mesmos, para recuperarmos mais depressa.

Se, no entanto, for uma constipação ligeira ou algo menos forte, então podemos sempre treinar com menos intensidade, reduzindo a carga, a duração do treino e a periodicidade do treino. Por exemplo, a semana passada estive com uma infecção urinária. Nos primeiros dois dias não treinei, o meu corpo não se sentia capaz e era de evitar qualquer tipo de treino. No terceiro dia, fiz um treino menos intenso, com menos carga e dei uma pequena caminhada no final. Depois, descansei mais 2 dias (porque não fiquei recuperada logo à primeira) e apenas quando me senti totalmente recuperada voltei aos treinos normais. Ao longo dos anos tenho aprendido que devemos respeitar o nosso organismo, e se antes ficava stressada por não poder treinar, hoje em dia levo tudo com mais clareza e calma, sabendo que recupero depois os treinos perdidos. Por isso, não se preocupem caso precisem  tirar 2 ou 3 dias de descanso, será muito mais vantajoso do que não se recuperarem totalmente e perderem muitos outros treinos que poderiam ser mais eficientes 😉

Se ficam várias vezes doentes, aconselho a tomarem uma boa dose de vitaminas para fortalecer o sistema imunitário. Para quem realmente treina intensamente, aconselho a reforçarem as defesas com uma boa dose de Vitamina C diária, além de consumirem verduras e legumes regularmente, pois são uma boa fonte de vitaminas e minerais.

Sejam saudáveis e felizes, é o melhor conselho que vos posso dar para se prevenir doenças 🙂 Não se esqueçam, corpo e mente estão intimamente ligados.

Beijinhos,

Anita

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.