Empadão de Frango com Abóbora {Paleo, SG, SL}

Este Empadão de Frango com Abóbora é uma receita saudável perfeita para estes dias mais frios. É feito com carne de frango picada e o tradicional puré de batata é substituído por uma combinação de abóbora e cenoura com uma mistura de especiarias maravilhosa. É uma opção Paleo, sem glúten e sem lactose.

Empadão de Frango com abóbora

Não sei se ainda se lembram desta receita que mostrei um dia destes no Instagram! Aliás…já foi do ano passado e tudo eheh. Andava por aqui perdida à espera da altura ideal para partilhar convosco. Hoje foi o dia!

Sabem aqueles dias que vos apetece mesmo cozinhar algo “fancy”? Este foi um dos dias! Sim, porque apesar de cozinhar imenso nem sempre me apetece…também tenho os meus momentos de cansaço em que podia abrir uma lata de atum e ficava bem o resto da noite, sentada no sofá. Mas ok, a realidade é que o jantar é hora sagrada e nós cá em casa gostamos mesmo de comer bem e, por vezes, “fancy” 😛 

empadao de frango com abobora

Confesso…nunca fui muito de empadão. Não adoro batatas nem puré e sempre achei um pouco “monótono”. Mas como vocês sabem, eu ADORO abóbora. Já devem ter reparado na quantidade de receitas que faço com abóbora…Uso o puré em bolos e barras como estas aqui, em cheesecakes e muffins. E lembram-se da famosa Quiche com base de abóbora que partilhei aqui? Pois é, não passo mesmo sem ela…Adoro a versatilidade e o sabor, claro 🙂

Não sabia bem se haveria de chamar “empadão” a esta receita, porque no fundo não é feita com camadas, mas não lhe arranjei outro nome. Na América chama-se “Shepherd’s Pie”, mas se vos dissesse que isto era uma “Tarte de Shepherd” acho que ninguém queria ver do que se tratava 😛 A base desta receita é feita de frango picado e legumes, ficou perfeito!

empadao de frango com abobora

Na verdade, foi uma tentativa de comer algo diferente com uma mistura de sabores incrível, o salgado do frango com o adocicado da abóbora. Posso dizer-vos que o resultado foi maravilhoso! Esta receita até pode ser feita com restos de carne ou peixe. Basta colocar por cima o puré e levar ao forno. Tão simples, já viram?

E ainda há mais uma vantagem aqui: é uma receita permitida no desafio Janeiro mais Saudável! Porquê? Porque só tem bons ingredientes, basicamente carne e legumes. Se quiserem acrescentar um pouco mais de energia, podem acrescentar batata doce no puré, deve ficar deliciosos!

Empadão de Frango com abóbora
5 from 1 vote
Print

Empadão Saudável de Frango com Abóbora

Categoria Main Course
Cozinha Paleo; Gluten-Free
Tempo Prep 30 minutes
Tempo Coz. 15 minutes
Tempo Total 45 minutes
Porções 4 pessoas
Autor anitahealthy

Ingredientes

  • 500 g Abóbora
  • 500 g Peito de frango, picado
  • 4 cenouras grandes
  • 1 Beringela
  • 1 Cebola
  • 1 c.chá cominhos em pó
  • 1 c.chá gengibre
  • 2 c.sopa Tomilho picado
  • Azeite, q.b.
  • 1/2 copo água
  • 1 pitada Sal
  • Coentros

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 185º.

  2. Comece por cortar a abóbora e duas das cenouras aos cubos grandes. Cozinhe a vapor até ficarem al dente, cerca de 15 minutos.

  3. Entretanto, prepare o frango picado. Pique a cebola e corte as restantes cenouras e a beringela em cubos pequenos. 

  4. Coloque o azeite num tacho e refogue a cebola picada, cerca de 5 minutos em lume brando.

  5. Acrescente a cenoura e a beringela e cozinhe cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando.

  6. Adicione a carne de frango picada, o sal e o tomilho. Refogue um pouco a carne e acrescente a água.

  7. Deixe cozinhar cerca de 25 minutos em lume brando, até a carne estar cozinhada. Se necessário acrescente mais um pouco de água durante a cozedura.

  8. Enquanto a carne cozinha, faça o puré. Retire o excesso de água da abóbora e cenoura e triture até formar um puré. Acrescente os cominhos e o gengibre.

  9. Quando o frango picado estiver cozinhado, coloque-o num tabuleiro ou prato de forno. Espalhe o puré por cima e leve ao forno cerca de 15 minutos.

  10. Sirva com coentros picados por cima!

 

3 Comments

  1. Ficou com uma cor linda!

  2. Pingback: Empadão de abóbora – Simplesmente Saudável

  3. Pingback: Sopa de Abóbora Anti-Inflamatória - Anita Healthy

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*