Ideias Rápidas e Saudáveis para o Pequeno-almoço

Depois de vos explicar no post de ontem as mudanças na minha alimentação, hoje venho partilhar alguns dos meus novos pequenos-almoços dos últimos tempos! São ideias rápidas e saudáveis para o pequeno-almoço, naqueles dias em que as manhãs são super agitadas e temos pouco tempo.

Healthy Breakfasts Ideas | Anita Healthy

Como expliquei no post anterior, a minha alimentação teve algumas alterações. Nomeadamente de manhã! Deixo, agora, aqueles pequenos-almoços mais “pomposos” para os dias mais calmos, ao fim-de-semana e tento alimentar-me com comida mais natural de manhã.

Conseguem perceber qual é o alimento que está sempre presente? Não é difícil, são os meus queridos ovos! Não consigo passar sem eles ao pequeno-almoço! Lembro-me de pensar, quando iniciei a mudança, que não ia conseguir comer só isto de manhã…Estava tão enganada! É verdade que como menos hidratos nesta hora do dia: primeiro, porque não treino a seguir e, segundo, porque de manhã deve dar-se preferência a proteína e gordura boa. Não gosto de me identificar com nenhum tipo específico de alimentação: paleo, low-carb, keto, etc. Além de não ser especialista no assunto, apenas me consigo identificar com uma alimentação saudável e funcional. Também é verdade que deixei de consumir glúten, os meus intestinos e a minha saúde agradecem 🙂 Mas lembrem-se que cada um de nós tem direito a fazer as suas escolhas e, por isso, não me vou alongar com explicações científicas sobre o assunto.

No último mês reduzi bastante a quantidade de hidratos de carbono ingeridos (motivos pessoais) e dei-me a alguns prazeres, como o queijo e o bacon. Têm proteína e gordura, menos hidratos e aconchegam-me o coração ♥ Eheh

É muito importante tentar consumir alimentos de qualidade, de preferência biológicos! Os ovos que uso são quase sempre biológicos, assim como os legumes. Também se encontram queijos e produtos de charcutaria bio. O meu lema é comer menos mas com mais qualidade!

Em relação às opções de pequeno-almoço, aqui ficam algumas ideias:

Ovos estrelados com Linhaça acompanhados de peito de Frango e Bimis

Uma novidade dos pequenos-almoços (não se admirem!) – sobras do jantar! Pois é, proteína que sobrou do jantar é sempre bem-vinda de manhã. Aqui tinha peito de frango salteado com óleo de côco do jantar do dia anterior e adicionei aos meus ovos. Ainda acrescentei legumes que sobraram -as bimis – e assim acrescento vitaminas e fibra ao pequeno-almoço. Para quem não conhece, as bimis são uma espécie de brócolos e, neste momento, é a minha verdura preferida! Ficam meio crocantes, deliciosas! Apenas salteio com um pouco de azeite. Resumo deste pequeno-almoço:

  • Ovos estrelados
  • Linhaça castanha
  • Peito de Frango salteado com óleo de côco
  • Bimis

Ovos mexidos com cebola e Linhaça acompanhados de Presunto, Queijo de cabra e Rúcula

Bom, aqui vocês vão perguntar: “mas tu comes presunto??” De vez em quando, SIM! O presunto é, simplesmente, perna de porco curada, ao invés de outras opções de charcutaria. O problema do presunto é o sal e alguns conservantes que possa levar. Tento escolher sempre o mais natural possível e com pouco sal! Encontrei, até, num hipermercado uma marca que tem apenas 2,5g de sal/100g. Uma fatia pequena de vez em quando não é problemático, para mim. Vejam com o vosso nutricionista se podem consumir!

A fatia de queijo de cabra é aquele miminho que me ofereço 🙂 Adoro queijo! Tento escolher de cabra ou ovelha e com o mínimo de lactose possível.

A rúcula é ao natural, biológica e complementa com um sabor meio “picante”. 

Ovos mexidos com Tomate, Mozarela de búfala e Rúcula

Não sei se conseguem imaginar esta combinação, mas é uma das minhas preferidas! Adoro ovos com tomate… Estes eram biológicos, bem maduros e ficaram maravilhosos com os ovos. Simplesmente corto em pedaços, salteio com azeite e junto, no final, os ovos. Tempero com salsa picada e está feito!

Acrescentei mozzarella de búfala, é espectacular! E, ainda, rúcula. Dou-me muito bem com mozarela, mas cuidado, nem todos devem… Vejam com profissionais da área.

Ovos mexidos acompanhados com Tomate cherry, Bacon e queijo Feta bio

Ora agora bacon…Sim, às vezes lá vai. O bacon é rico em gordura e, como vos disse, de manhã substituo um pouco os hidratos por gordura e proteína. Claro que há opções mais saudáveis, mas começar o dia assim dá-me prazer e energia. Além disso, o bacon contém tiamina, zinco, selénio e vitamina B12. Não exagero nas quantidades e apenas consumo 2 a 3 vezes por mês.

Desta vez, ainda acompanhei com queijo feta de cabra, biológico. O tomate cherry foi levemente salteado na frigideira, depois dos ovos. Esta mistura de sabores é deliciosa logo de manhã 🙂


Estes foram alguns dos meus pequenos-almoços dos últimos tempos, para dias corridos pela manhã! Dão-me energia para enfrentar o dia e muito prazer… São simples, rápidos e deliciosos!!! Espero que gostem!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.