Legumes salteados com açafroa dos Açores

Feijão Verde e Abóbora com açafroa dos Açores | Anita Healthy

Vamos falar de acompanhamentos à Portuguesa e biológicos! É o caso destes legumes salteados com açafroa dos Açores.

A semana passada pedimos lá para casa um cabaz de produtos biológicos da Quinta do Arneiro. É verdade que estes produtos são um pouco mais caros, mas não imaginam a diferença que há no sabor e, claro, no bem que nos faz à saúde. Além de courgette, cebolas roxas e tomates, pedimos este feijão verde fillet, produzido na quinta, que eu, pessoalmente, adoro! Tem uma textura mais crocante, é mais saboroso e joga com qualquer comida! Podemos fazê-lo salteado, cozido a vapor, ou até no forno, e em qualquer uma destas opções fica FABULOSO!

O mesmo posso dizer em relação à abóbora…vocês sabem que uso bastante este legume em vários tipos de receitas. Seja para fazer bolos ou pães, como este Cheesecake de Abóbora e este Pão de Abóbora e Frutos secos, ou assim simples, salteado na frigideira e com os temperos certos!

E para aproveitar os “restos” destes legumes que ainda sobravam lá em casa e acompanhar um belo bife de vaca (aqui não me osso alongar muito porque não é minha especialidade, deixo essa tarefa para os outros :P), nada como dar asas à imaginação e fazer um belo salteado cheio de sabores!

Este Verão, quando fui aos Açores, trouxe de lá um tempero que me saltou logo à vista, chamado de açafroa! São pequenas pétalas secas de cor vermelha viva que provêem de uma planta parecida com o açafrão, mas o sabor não é bem o mesmo. Confesso que, apesar de tudo, gosto mesmo é do ar sofisticado que dá aos pratos e o seu sabor é forte mas com “classe” 🙂  Aliás, começou mesmo por ser usada como tinta para tingir roupas, só depois de converteu em especiaria culinária. Felizmente!

Adiante, voltemos aos legumes salteados…Desta vez juntei-lhes casca de limão ralada, alho, a famosa açafroa e uma mistura de sementes de sésamo. Maravilhoso! São mesmo um acompanhamento perfeito para um bom bife, um peixe grelhado ou até só com um queijinho maturado a acompanhar….oh god, que delícia!!! (sou louca por queijo, não posso ouvir falar deles que cresce-me logo água na boca :P). Vamos já à receita, por favor!

Ah e não se esqueçam de me identificar se prepararem alguma das minhas receitas e usar o hashtag #anitahealthy, para que possa saber o vosso feedback! 🙂

Legumes salteados com açafroa dos Açores
Serves 4
Write a review
Print
Total Time
15 min
Total Time
15 min
Ingredients
  1. 500g de feijão verde fillet
  2. 300g de abóbora cortada aos cubos
  3. 1 alho picado
  4. 2 colheres de sopa de açafroa dos Açores
  5. 2 colheres de sopa de casca de limão ralada
  6. 1 colher de sopa de mistura de sementes de sésamo
  7. Azeite q.b.
Instructions
  1. Numa tigela ou almofariz, juntar o alho picado, a casca de limão, a açafroa e a mistura de sementes de sésamo.
  2. Aquecer uma frigideira ou wok com um pouco de azeite. Juntar o feijão verde e a abóbora e saltear cerca de 4 minutos.
  3. Adicionar o tempero de açafroa e saltear mais uns 2 ou 3 minutos.
  4. Servir de imediato!
Anita healthy http://www.anitahealthy.com/

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.