Mas afinal o que é o HIIT?

Muitas vezes quando digo que treino à hora de almoço me perguntam: “Mas só fazes 1 hora de treino? Eu passo pelo menos 2 horas no ginásio!”. Bom, o que muita gente não entende é que intensidade é diferente de quantidade. A verdade é que eu não passo 1 hora no ginásio a tagarelar, a olhar para o telemóvel ou a pensar que máquinas hei-de usar. Assim que chego, aqueço 5 minutos, sei exactamente que exercícios vou fazer e descanso apenas 1 ou 1,5 minutos entre cada série ou set, cronometrado no meu relógio da Polar.

E mais, não passo horas na passadeira, nem na bike, nem na elíptica. Faço um tipo de treino que é o HIIT – “High Intensity Interval Training”. Este tipo de treino dura no máximo 15 minutos e foi comprovado que traz mais resultados quando o objectivo é a queima de gordura. Trata-se de combinar cardio de alta intensidade intervalado com cardio de baixa intensidade, que pode ser feito em intervalos de 1:2; 2:1; 1:1.

Com este tipo de treino, o nosso corpo continua a queimar gordura mesmo nos períodos de baixa intensidade, desde que os de alta realmente exijam o máximo da nossa performance. Outra vantagem é o facto de qualquer pessoa, com qualquer tipo de aptidão física poder realizá-lo; ou aqueles que, tal como eu, não apreciam tanto fazer cardio. Com este tipo de treino bastam 15 minutos e já está. Mas não pensem que é fácil…para dar o máximo de nós nos períodos de alta intensidade é para acabar de rastos!

O HIIT que tenho feito é na passadeira, fazendo 20” de sprints (até 17kph), com 40” de descanso (6kph). Faço normalmente 13 tiros e depois fico a andar durante mais 5 minutos para estabilizar.

Escolham o que mais gostarem e vão ver como os resultados ficam à vista 😉

Bons treinos!

One Comment

  1. Pingback: A minha rotina de treinos… | Health & Fitness

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.