Muffins Saudáveis de Alfarroba com Topping de Côco {Sem Glúten, Sem Lactose}

Estes Muffins Saudáveis de Alfarroba são feitos com farinha de alfarroba e sabem a chocolate! Têm, ainda, um topping de côco delicioso e são uma opção mais saudável para um lanche a meio da tarde ou sobremesa.

Muffins Saudáveis de Alfarroba

A semana passada estava a arrumar a cozinha e dei de caras com imensos pacotes de misturas e afins que estavam quase no fim da data de validade. Claro que tinha de começar a imaginar dar-lhes uso e comecei a magicar numa receita…Muffins de alfarroba! Era a receita perfeita para dar cabo de um pacote com farinha de alfarroba que tinha por cá… Uma das particularidades da alfarroba é substituir o sabor do cacau e estes muffins parecem mesmo de chocolate! Uma tentação autêntica…e com o topping de côco ficaram perfeitos!

Já não fazia uma receita tão boa de muffins saudáveis há tanto tempo! Talvez por saber que, se os fizer, dou cabo deles em poucos dias e preferia não arriscar…:P Os últimos que fiz foram os Muffins de Laranja e Côco, lembram-se? Foi uma receita de sucesso! Mas a razão pela qual não faço sempre é que cada vez consumo menos bolos e bolinhos, mesmo que sejam “saudáveis”. Já falei várias vezes por aqui neste assunto: nem tudo o que se rotula como “saudável” significa que possa ser consumido frequentemente! Eu costumo ver as minhas receitas de Bolos e Sobremesas como substituições aos bolos normais. E vocês não comem bolos todos os dias, pois não? 🙂

muffins saudáveis de alfarroba

A minha regra de ouro é fazer estas receitas mais saudáveis uma vez por semana! E, de preferência, partilhá-las com a família ou amigos 🙂 Porque tem sempre outro sabor… Estes Muffins Saudáveis de Alfarroba foram partilhados com as minhas queridas colegas do trabalho. Elas são, a maior parte das vezes, as minhas cobaias das receitas. Como não têm uma alimentação como a minha e não se preocupam (muito) com este tipo de coisas, conseguem reagir com sinceridade às minhas iguarias…e claro que nem sempre aprovam (não é meninas??). Acho que as minhas receitas são aprovadas 90% das vezes. Mas é normal, o nosso paladar habitua-se a pouco açúcar, a sabores diferentes e ser saudável é uma aprendizagem… Por isso, quem está habituado a consumir açúcar todos os dias ou frituras, é normal que nem sempre fique satisfeito com todas as minhas receitas. Bom, eu adoro…e todos à minha volta que têm o meu estilo de vida, por norma, aprovam 🙂

Isto para vos dizer que estes Muffins Saudáveis de Alfarroba ficaram aprovados por TODOS! Sim, saudáveis, menos saudáveis, todos adoraram (tanto que 6 muffins foram devorados em poucas horas…). O melhor disto tudo? É que só tive de comer um! Ahah 🙂

Para esta receita usei a mistura Macarroba da Iswari. É uma mistura com farinha de alfarroba, maca em pó, lucuma em pó e canela. Mas na receita podem usar apenas farinha de alfarroba (tudo explicado no passo-a-passo). Há muito tempo que não vos falava dos produtos da Iswari, mas não se esqueçam que podem usar o código ANITAISW para obter 10% de desconto no site. 

Muffins Saudáveis de Alfarroba

E agora, preparados para a receita?

muffins saudáveis de alfarroba
0 from 0 votes
Print

Muffins Saudáveis de Alfarroba com Topping de Côco {SG, SL}

Categoria Dessert
Cozinha Sem Glúten, Sem Lactose
Tempo Prep 10 minutes
Tempo Coz. 40 minutes
Tempo Total 50 minutes
Porções 6 muffins
Autor anitahealthy

Ingredientes

Muffins:

  • 2 ovos
  • 50 ml leite de amêndoa, sem açúcar
  • 1 c.sopa óleo de côco
  • 2 c.sopa xarope de agáve ou mel
  • 70 g farinha de amêndoa
  • 2 c.sopa farinha de côco
  • 30 g Macarroba * (ver substituição em baixo)
  • 1 c.chá bicarbonato de sódio
  • 2 c.sopa nozes picadas

Topping de Côco:

  • 1 lata creme de côco ou leite de côco puro
  • 1 c.sopa xarope de agáve
  • 3 a 4 gotas essência de baunilha

Preparação

Muffins:

  1. Pré-aqueça o forno a 180º e unte um tabuleiro de muffins com um pouco de óleo de côco.

  2. Numa tigela, bata os ovos com o xarope de agáve, o leite de amêndoa e o óleo de côco.

  3. À parte, misture os restantes ingredientes, excepto as nozes picadas.

  4. Adicione a mistura dos ovos à anterior e envolva bem com uma espátula. Acrescente as nozes picadas e misture.

  5. Deixe a massa repousar cerca de 5 minutos. De seguida, coloque nas forminhas e leve ao forno cerca de 40 minutos, até estarem cozinhados.

Topping de Côco:

  1. Retire a parte espessa na lata de côco e deixe o líquido de fora (pode usar para outras receitas).

  2. Bata o creme com o xarope de agáve e a essência de baunilha até ficar bem espesso. Guarde no frigoríficos cerca de 2 horas.

  3. Quando os muffins tiverem bem arrefecidos, coloque o creme por cima e sirva!**

Recipe Notes

*pode substituir a mistura de macarroba por farinha de alfarroba e canela.

**guarde os muffins no frigorífico para que o creme não derreta.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*