Noodles de Courgette com molho de Abacate {Sem Glúten, Sem Lactose, Vegetariano}

Esta receita de Noodles de Courgette são servidos com um molho cremoso de abacate e hortelã, que os torna uma delícia! São uma alternativa às massas, sem glúten nem lactose, perfeito para um prato mais natural e super simples!

Noodles courgette com molho de abacate

Apesar de “inventar” imenso na cozinha, acabo sempre por comer as mesmas coisas ao almoço ou jantar… Legumes salteados com carne ou peixe, um caldo simples no Inverno, uma salada no Verão….e pouco mais. E tenho sentido muita falta de inovar aqui! É por isso que vos tenho trazido mais receitas de pratos principais (yeah!), deixei de contar macros, restringir mil coisas e combinações e passei a incluir alimentos que gosto de verdade. Claro, sem descuidar a saúde e estando sempre em sintonia com o termo “comida de verdade”, desde que mudei a minha alimentação.

Até vos podia dizer que sinto imensa falta de massa, mas (felizmente!) não é verdade. Nunca fui aquela louca por massas, por isso comer sem glúten não é assim tão difícil para mim. E mais, prefiro uma “massa” vegetal do que as próprias massas! Talvez seja do hábito de comer saudável há muitos anos. Ou de saber que, se é melhor para a minha saúde nem sequer ponho isso em causa. Não sei, mas a verdade é esta 🙂 E é por isso que adoro noodles de courgette! Faço poucas vezes (não sei porquê…) mas adoro! Já tinha partilhado uma receita aqui convosco, mas faltava-me um molho ideal para querer comer mais vezes. E encontrei!

 Noodles courgette com molho de abacate

Pois é, desta vez acabei por fazer um molho de abacate com hortelã (tenho de usar a hortelã da minha nova mini-horta) e ficou DELICIOSO! Era mesmo isto que precisava, um molho cremoso que tornasse os meus noodles de courgette mais apetitosos. E este molho é tão simples: basta juntar abacate, alho, uns frutos secos e hortelã. Tão saudável, natural e cheio de gorduras boas! O abacate e os frutos secos ou sementes são das melhores fontes de gordura que podemos dar ao nosso corpo. Lembro-me de evitar comer frutos secos, porque olhava para as calorias pr 100g e ficava assustadíssima! Achava que me ia “engordar”, fugia a sete pés disto…A minha vida andava à volta das calorias, algo que em breve vou partilhar convosco. Mas, felizmente, mudei e hoje em dia zelo pela minha saúde, acima de tudo. E não, os frutos secos não “engordam”, se comidas da forma certa e com moderação (claro!). Na verdade, como o meu nutricionista me disse, o nosso intestino só absorve uma pequena percentagem de amêndoas, logo é como se o nosso corpo só absorvesse um pouco das “calorias” desse alimento. Claro que estou a explicar isto de uma forma muito superficial, apenas para compreenderem um pouco que as calorias não significam NADA quando queremos perder peso, gordura, manter ou aumentar peso, ou simplesmente ter saúde. O segredo é comer o mais natural possível e ouvir o nosso corpo (excepto quando ele nos pede coisas menos saudáveis, claro! ahahah).

Estes noodles de courgette com molho de abacate foi um dos pratos que fui partilhando o passo-a-passo no meu Instagram e recebi imensas mensagens sobre os detalhes. E , tal como prometi, aqui têm a receita maravilhosa, com tudo explicado 🙂

Para fazer os noodles usei a minha espiralizadora (que comprei há anos!) e, tal como partilhei com vocês no Instagram, comprei na César Castro, é da marca Lurch.

Noodles courgette com molho de abacate
4.67 from 3 votes
Print

Noodles de Courgette com Molho de Abacate

Categoria Main Course
Cozinha Sem Glúten, Sem Lactose, Vegetariano
Tempo Prep 10 minutes
Tempo Coz. 10 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 2
Autor anitahealthy

Ingredientes

Para os Noodles:

  • 1 courgette grande
  • Azeite para refogar
  • 1 dente de alho
  • 1 chávena cogumelos frescos ou outros legumes

Para o molho de Abacate:

  • 1/2 chávena cajus previamente demolhados*
  • 1 abacate bem maduro
  • 1 dente de alho
  • 1 mão hortelã
  • 4 a 6 c.sopa água
  • Umas gotas de limão

Preparação

  1. Comece por espiralizar a courgette de acordo com as instruções do seu espiralizador. Reserve.

  2. Coloque os cajus demolhados com o abacate no processador de alimentos (pode usar a varinha mágica). Coloque os restantes ingredientes e triture durante uns minutos até formar um creme. Pode colocar mais água se for necessário.

  3. Rectifique os temperos a gosto.

  4. Envolva o molho nos noodles de courgette.

  5. Entretanto, comece por saltear os cogumelos ou outros legumes com o alho e, no fim, acrescente os noodles com o molho. Cozinhe cerca de 2 minutos.

  6. No fim, pode servir com romã e um ovo escalfado, ou com o que mais desejar!

Recipe Notes

*demolhe os cajus cerca de 30 minutos a 2 horas antes e escorra bem a água quando os utilizar na receita.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*