O melhor Bolo de Chocolate Paleo

Este é o melhor Bolo de Chocolate Paleo, perfeito para uma sobremesa mais saudável! Não contém glúten nem lactose e é feito com ingredientes naturais. Uma excelente opção para este Natal, deliciosa e com o melhor sabor a chocolate!

Finalmente chegou o mês mais esperado do ano! Eu adoro o mês de Dezembro. O Natal, o encontro com a família, a comida boa e, ainda, o mês do meu aniversário 🙂 Este ano faço os famosos 30 anos…acho que entrar nos 30 deixa sempre aquela marca de “agora já sou adulta…” ahahah É incrível como os anos passam e eu continuo a sentir-me uma menina 😛

E para celebrar este Dezembro e o Natal, quis experimentar um bolo de chocolate diferente. Como têm percebido pelos últimos posts, a minha alimentação está a evoluir cada vez mais para melhor. Ingredientes mais naturais, “originais”, paleo. Mas não vos posso dizer que podem comer este bolo à vontade, porque um bolo é sempre um bolo. Mesmo com os melhores ingredientes possíveis, não deixa de ser uma opção para comer com moderação. Uma opção de Natal, por exemplo! Para substituir outros doces cheios de açúcares refinados e farinhas brancas. Este é sem glúten sem lactose e refinados.

Best Gluten-Free Chocolate Cake

Mas o verdadeiro motivo para esta receita é outro! Infelizmente ainda não vos posso contar a surpresa que tenho para vocês…mas posso dizer-vos que a razão pela qual imaginei este bolo foi para usar este prato de bolo LINDO da Pollux! Que orgulho que tenho de ser embaixadora da marca Pollux, de usar as suas loiças lindas de morrer e poder embelezar as minhas receitas com elas… Sou uma sortuda! 😛 (e vocês também vão ser uns sortudos, mas mais não posso contar…)

Fiquei fascinada com a textura deste Bolo de Chocolate. O ano passado pelo Natal fiz um bolo de chocolate e nozes (que leva proteína, farinhas de aveia, etc) mas este ficou MUITO melhor. Talvez pela cobertura, que leva creme de côco e ficou com um travo a côco, eu pessoalmente adoro! Mas uma fatia disto dá para suprir os desejos de chocolate durante mais de uma semana, acreditem! Sabe tanto a chocolate, ao típico bolo de chocolate, que nem imaginamos que é feito de ingredientes naturais.

Esta vai ser uma das receitas que vou replicar para a minha ceia de Natal. Este ano é cá em casa com a família, vai ser tão bom receber toda a gente e poder fazer um Natal mais saudável. Eu sei que vão haver filhoses e afins, mas se puder complementar com opções mais nutritivas, quem é que vai reclamar?? eheh Além disso, nem vão notar a diferença 🙂

O melhor Bolo de Chocolate Paleo
Serves 8
Write a review
Print
Total Time
1 hr
Total Time
1 hr
Ingredients
  1. 4 ovos
  2. 200g de creme de côco ou leite de côco*
  3. 1/4 chávena de óleo de côco
  4. 3/4 chávena de água morna
  5. 1 c.sopa vinagre de sidra
  6. 4 c.sopa cheias de mel ou xarope de côco
  7. 230g amêndoa moída (farinha de amêndoa)
  8. 50g farinha de côco
  9. 120g farinha de araruta (ou de tapioca)
  10. 1 chávena de cacau puro em pó
  11. 3/4 chávena de açúcar de côco
  12. 1 c.chá de bicarbonato de sódio
  13. 1 pitada de sal
Para a cobertura
  1. 1 lata de creme de côco, deixada no frigorífico durante a noite**
  2. 4 c.sopa de cacau puro em pó
  3. 2 c.sopa de mel ou xarope de côco
  4. *o creme de côco só deve ter como ingredientes o extrato de côco, água e, possivelmente, goma de guar.
  5. **Aconselho o creme de côco da marca Koala, o única que conheço com esses ingredientes e que realmente fica espesso no frigorífico. Outros leites de côco poderão não solidificar.
Instructions
  1. Pré-aquecer o forno a 180º e forrar a base de uma forma de 20cm com papel vegetal. Untar os lados da forma com um pouco de óleo de côco.
  2. Numa tigela, bater os ovos com os restantes ingredientes líquidos - o creme de côco, o mel, o óleo de côco, a água. Acrescentar o vinagre de sidra no final.
  3. À parte, misturar as farinhas, o cacau, o açúcar de côco e a pitada de sal.
  4. Juntar a mistura de ingredientes secos com o a mistura dos ovos, adicionar o bicarbonato de sódio e envolver tudo muito bem com uma espátula.
  5. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante cerca de 45 minutos, até estar cozido. Pode colocar uma folha de alumínio por cima da forma, enquanto o bolo estiver no forno.
Para a cobertura
  1. Retirar a parte espessa do creme de côco, deixando a água que se deposita por baixo para outros usos.
  2. Bater o creme com o cacau e o mel com uma batedeira elétrica, até ficar bem espesso.
  3. Barrar o bolo com o creme e, quando arrefecer, colocar no frigorífico cerca de 30 minutos.
  4. Pode servir com framboesas e creme de côco, para uma mistura de sabores!
Anita healthy - Gluten-Free & Healthy Recipes http://www.anitahealthy.com/
<

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*