Pão sem glúten Caseiro {Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose}

Pão sem glúten caseiro

No último ano a minha alimentação sofreu algumas alterações, como refiro frequentemente aqui no blog. Uma dessas mudanças foi passar a consumir alimentos orgânicos, o mais natural possíveis e nutritivos. Também usava poucas gorduras boas e comecei a utilizar azeite em quase todas as refeições principais. E agora descobri o azeite Gallo Bio! Além de todas as propriedades do azeite, rico em gorduras instauradas boas para a saúde, ainda é feito com azeitonas cuidadosamente selecionadas. E tem um sabor maravilhoso…

Pão sem glúten caseiro

Prefiro usar o azeite ao natural, para temperar, pois quando aquecido pode perder alguns benefícios. Tempero sempre as saladas com azeite e uso, até, como fonte principal de gorduras na minha alimentação. Então, no outro dia fiz um pão sem glúten com ingredientes naturais e acompanhei com este maravilhoso azeite Gallo Bio. Há melhor coisa que isto?! Um tradicional Português não dispensa o pãozinho no azeite 😀 Então se for um pão saudável com um azeite biológico, temos a combinação PERFEITA! Cá em casa tenho sempre pão congelado para os dias em que me apetece uma fatia 🙂 

Este pão caseiro não tem glúten e é feito com farinha teff. Já há muito tempo que não usava esta farinha, gosto imenso dela em receitas mais salgadas, porque tem um sabor forte. Também não usei ovos, mas confesso que para a próxima vou acrescentar porque o pão acabou por não crescer muito. Em vez de o fatiar, cortei um pedaço grande e abri ao meio, como se fosse uma sandes! Delicioso…

Pão sem glúten caseiro

Pão sem glúten caseiro
0 from 0 votes
Print

Pão sem glúten caseiro {Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose}

Categoria Breakfast/Snack
Cozinha Sem Glúten, Sem Lactose, Vegan
Tempo Prep 15 minutes
Tempo Coz. 1 hour
Tempo Total 1 hour 15 minutes
Porções 10 fatias
Autor anitahealthy

Ingredientes

  • 20 g linhaça moída
  • 60 g água
  • 150 g courgette ralada
  • 75 ml água
  • 10 g linhaça moída
  • 40 g farinha de trigo sarraceno orgânica
  • 120 g farinha teff orgânica
  • 1 c.sopa sementes de cânhamo
  • 1 c.sopa sementes de girassol
  • 5 g psyllium (opcional)
  • 6 g fermento sem glúten
  • Sal e cominhos

Preparação

  1. Comece por demolhar as sementes de linhaça moídas com a água num copo e deixe repousar cerca de 1h.

  2. Triture no processador de alimentos a mistura anterior com a courgette ralada e a restante água, cerca de 5 minutos até a mistura estar bem homogénea.

  3. Num recipiente, misture os restantes ingredientes.

  4. Acrescente a mistura líquida na anterior, misture com uma espátula e deixe repousar cerca de 20 minutos. A mistura deve estar uma massa grossa, mas se for necessário acrescente mais água.

  5. Entretanto, pré-aqueça o forno a 160º e unte uma forma de pão com óleo de côco ou outra gordura saudável.

  6. Coloque a massa na forma e leve ao forno cerca de 1 hora até estar cozinhado. Quando estiver pronto, deixe repousar até arrefecer antes de cortar.

  7. Sirva com Azeite Gallo Bio!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*