Pernas de Frango com molho de Limão

Uma forma diferente de comer frango? Têm que experimentar estas pernas de frango com molho de limão super simples, servidas com espargos. Uma mistura de sabores deliciosa!

Pernas de Frango com limão | Anita Healthy

Eu e o frango, o frango e eu. É frango ao almoço, frango ao lanche, por vezes frango ao jantar. O meu querido frango, uma longa história de amor! Eheh Ultimamente tenho diversificado mais as receitas de frango e a opção de Peito de Frango Grelhado está a ter cada vez menos destaque (apesar de continuar a ter destaque semanal!). E estas perninhas estavam uma delícia 🙂

Bem, eu costumava ser um pouco “aversa” a gorduras. E as pernas de frango, com toda aquela pele “gordurosa”, faziam-me olhar para elas no supermercado e pensar: “não Anita…vá vamos para os peitos (mais uma vez)…”. O resultado era uma monotonia que já não se aguentava. A minha nova alimentação veio mudar TUDO. É verdade que eliminei alguns produtos da minha alimentação, mas porque não fazem mesmo falta, pelo contrário (deixo a explicação sobre os porquês para os especialistas da área da nutrição – sou acompanhada pelo Dr André Matias, o contato aqui). Mas há algo que veio compensar tudo: deixei de ter medo de COMER. Comer comida de verdade. Carne, peixe, ovos, gorduras boas como azeite, óleo de côco, a gema do ovo. Até a própria pele da carne e do peixe, desde que sejam de qualidade. Com mais ou menos calorias, estas deixaram de estar no vocabulário. Além disso, hoje dou valor a produtos biológicos, quando consigo, e a alimentos o menos processados possíveis. 

Pernas de Frango com molho de Limão | Anita Healthy

Mas voltando às perninhas de frango com molho de limão. São um dos jantares-super-rápidos dos últimos tempos. Sou uma apaixonada por comida de forno e esta opção de frango é, simplesmente, D-E-L-I-C-I-O-S-A. E reparem nos ingredientes usados, tão simples:

  • Cebola roxa *biológica*
  • Abóbora *biológica*
  • Limão (com muito sumo!) *biológico*
  • Mistura de tomilho e alecrim
  • Salsa
  • Azeite *biológico*

Só isto, mais nada. Podia ter acrescentado vinho branco, mel, etc. Mas era o que tinha à mão, com a despensa meio vazia e legumes por acabar. Opto por produtos biológicos ultimamente, mas claro que nem sempre é possível… O sabor destas pernas de frango vem da quantidade de sumo de limão que usei, como quem diz – bastante! A acidez do limão, misturada com os legumes e as especiarias faz uma explosão de sabores no paladar sem explicação.

Um TRUQUE que uso desde sempre em pratos no forno – fazer cortes diagonais na carne (ou peixe), para que os sucos e as especiarias sejam melhor absorvidos. Nestas perninhas de frango com molho de limão fiz um golpe em cada uma, de ambos os lados. Resultado? A carne ficou super tenra e com todo o sabor do limão. Nhammi!!!

Para complementar só podiam ser espargos. Estaladiços, al dente, simples e rápidos. Apenas salteados com óleo de côco na wok. Sim, só isto e nada mais 🙂 O que acham?

Pernas de Frango com limão | Anita Healthy

Pernas de Frango com molho de Limão
Serves 4
Write a review
Print
Total Time
1 hr
Total Time
1 hr
Ingredients
  1. 800g de pernas de frango
  2. 2 limões em sumo
  3. 1 limão cortado em rodelas
  4. 1 cebola roxa em rodelas
  5. 300g de abóbora, cortada em pedaços
  6. 2 colheres de sopa de mistura de tomilho com alecrim
  7. 1 colher de sopa de salsa picada
  8. Azeite
  9. Sal rosa dos Hymalaias (opcional)
Instructions
  1. Fazer um corte ligeiro em cada perna de frango, de ambos os lados e temperar com o sumo de 1 limão e um pouco de sal rosa dos Hymalaias (opcional). Deixar marinar cerca de 3h - pode fazer de imediato também, mas desta forma irá absorver melhor o sabor.
  2. Pré-aquecer o forno a 180º.
  3. Numa travessa, colocar um pouco de azeite e metade da cebola em rodelas.
  4. Adicionar as pernas de frango com a marinada, a restante cebola e a abóbora.
  5. Temperar com as especiarias e mais um fio de azeite.
  6. Deitar o restante sumo de limão, de forma a cobrir todo o tabuleiro.
  7. Levar ao forno cerca de 40 min, virando as pernas a meio da cozedura.
  8. Servir com espargos salteados, conforme sugestão acima!
Anita healthy http://www.anitahealthy.com/

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.