Protein Apple Cake

apple cake 3
Hi there!

Pois é meus queridos, já estamos a meio de Abril e este tempo parece Inverno, sempre de chuva… Onde se meteu a Primavera? Tenho tanta saudades dos meus vestidos floridos, de um passeio à beira-mar ou de um gin numa esplanada! Já para não falar das corridinhas matinais de fim-de-semana que adoro!

Mas se há coisa que não conseguimos controlar é o tempo, infelizmente… Estes dias cinzentos levam-me imediatamente para a cozinha e para inovar em receitas! A semana passada fiz este bolo proteico de maçã, estava delicioso. Ficou um pouco mal cozido, como eu gosto, mas para quem prefere de outra forma é só ir espreitando o forno, espetando com um palito a consistência até estar a desejada. Deixei cerca de 40min em baixa temperatura, talvez uns 45min a uma temperatura mais alta fosse o ideal.

Já mencionei em posts anteriores a proteína de crumble de maçã que uso bastante, é da Myprotein e fica divinal em receitas doces! Podem ler mais sobre os produtos que uso aqui. O resto é o normal: farinha integral (de aveia por exemplo), quark, ovos, etc. Deixo-vos a receita em baixo, que rende 8 fatias pequenas.

apple cake 1

Ingredients

  • 140g de farinha de aveia/ 140g Oat flour
  • 30g proteína whey sabor crumble de maçã/ 30g whey, apple crumble flavor*
  • 2 gemas de ovo/ 2 egg yolks
  • 4 claras de ovo/ 4 white eggs
  • 100g quark ou iogurte grego natural/ 100g quark or unflavored greek yogurt
  • 1 c.chá de fermento/ 1 tsp baking powder
  • 1 maçã aos cubos/ 1 diced apple
  • Adoçante a gosto/ Sweetener
  • Canela/ Cinnamon

*A proteína whey pode ser substituída por 20g de farinha e ajustando o adoçante./Whey can be replaced by 20g oat flour adjusting sweetener amount.

Directions

  1. Pré-aquecer o forno a 180º e forrar uma forma redonda com papel vegetal./ Preheat the oven to 180 degrees and cover a baking form with baking paper.
  2. Numa tigela, bater as claras em castelo e reservar./ In a bowl, beat the egg whites until stiff.
  3. À parte, misturar a farinha de aveia, a whey e o fermento. Adicionar as gemas de ovo, o quark e o adoçante./ In another bowl, stir oat flour with whey and baking powder. Add the yolks, quark and sweetener.
  4. Juntar as claras em castelo ao preparado anterior e envolver delicadamente./ Blended whisk egg whites to the previous mixture.
  5. Juntar 3/4 da maçã aos cubos e a canela./ Add 3/4 of diced apple and cinnamon.
  6. Verter a misturar na forma forrada com papel vegetal e levar ao forno cerca de 45min ou mais a 150º./ Fill the mixture in baking form and bake for about 45/50 min in 150 degrees.
  7. Servir com maple syrup ou mel e a restante maçã aos cubos./Serve with maple syrup or honey and remaining diced apple.

Enjoy!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.