Quiche de Brócolos, Espinafres e Feta {Sem Glúten, Vegetariano}

Esta receita de Quiche de Brócolos, Espinafres e Feta é feita com uma base sem glúten e com ingredientes mais saudáveis. O recheio de legumes e queijo feta faz dela uma opção vegetariana cheia de sabor! Uma excelente opção para um snack ou um almoço mais rápido.

Se me perguntassem qual é a minha comida preferida eu sei que respondia logo isto: QUICHE! Eu adoro quiches. Adoro tanto o recheio quanto a base. Lembro-me de ser sempre a minha escolha quando comia nos espaços de restauração dos centros comerciais. Uma sopa e uma quiche! Quem diria 😛

Mas como sabem, a minha alimentação mudou. E as quiches passaram para segundo plano e comecei a preferir um prato com proteína e legumes. Se me custa? Sinceramente não me custa porque sei que é pela minha SAÚDE. Quando fazia estas escolhas baseada no “medo” de engordar, ou porque queria emagrecer, aí sim custava-me. Sentia que era uma obrigação. Mas agora sinto que é uma escolha e isso tornou tudo muito mais fácil. A verdade é que quando deixamos de sentir que a nossa alimentação é um sacrifício e uma obrigação, as nossas escolhas tornam-se naturais e sem aquele sentimento do “fruto proibido”. É uma escolha, não é uma restrição. E este sentimento de liberdade mudou a minha vida para sempre…

Quiche de Brócolos, espinafres e Feta

Voltando às quiches… Já fiz várias receitas adaptadas que, basicamente, não têm a base crocante e deliciosa (que no fundo é o que muita gente adora, não é verdade? 😛 ). A última que tinha feito foi com base de abóbora, uma quiche de presunto e espinafres (que estava uma delícia!) e que partilhei a receita aqui. Mas também já tinha experimentado outras, como esta Quiche Fit, super rápida de fazer mas sem qualquer base. Bem, mas nunca tinha feito uma base de quiche! E, depois de muita pesquisa, encontrei uma que se adapta ao meu estilo de vida actual. Posso-vos garantir que vão adorar e, alguns de vocês, vão de certeza preferir (eu me acuso! :P) à original!

Esta base é sem glúten e feita de ingredientes mais saudáveis, uma combinação de farinhas mais saudáveis, ovo e manteiga biológica. Não me lembro da última vez que tinha usado manteiga, fugia a sete pés! Até perceber que a manteiga biológica podia ser uma excelente alternativa. Temos de escolher uma que seja feita a partir de animal alimentado a pasto, é super importante. Desta forma, garantimos que estamos a comer tudo da melhor qualidade 🙂 Cá em Lisboa encontra-se facilmente na zona de produtos Bio ou nos próprios supermercados biológicos.

Em relação ao recheio, escolhi brócolos, espinafres e feta. O queijo feta é quase sempre obrigatório, amo este queijo, muda qualquer receita 🙂 E esta ficou uma combinação perfeita! A base faz toda a diferença, tão crocante, dá vontade de comer tudo…Eu queria ter resistido, mas comi logo duas fatias de uma só vez. Preparem-se! A receita vem já a seguir 🙂

 

Quiche de Brócolos, espinafres e Feta
5 from 1 vote
Print

Quiche de Brócolos, Espinafres e Feta {Sem Glúten, Vegetariano}

Categoria Appetizer, Snack
Cozinha Glúten-Free
Tempo Prep 20 minutes
Tempo Coz. 40 minutes
Tempo Total 1 hour
Porções 8 fatias
Autor Anita

Ingredientes

Para a Base:

  • 1 ovo
  • 130 g amêndoa moída
  • 75 g farinha de araruta
  • 25 g farinha de côco
  • 90 g manteiga biológica
  • 1/2 c.chá sal

Para o Recheio:

  • 1 dente de alho, picado
  • 1 chávena espinafres cortados
  • 1 chávena brócolos cozidos a vapor
  • 50 g queijo feta biológico
  • 3 ovos
  • 1/2 chávena bebida de amêndoa sem açúcar
  • 1/4 c.chá sal
  • Tomilho
  • Azeite, q.b.

Preparação

Para a base:

  1. Pré-aqueça o forno a 185º.

  2. Coloque as farinhas de amêndoa e araruta com a manteiga (levemente derretida, mas sem estar quente) num processador de alimentos. Triture até ficar em pedaços espessos.

  3. Adicione o ovo e o sal e processe mais um pouco, até ficar uma massa.

  4. Retire a massa do processador, faça uma bola e leve ao frigorífico cerca de 10 minutos.

  5. Coloque uma folha de papel vegetal numa bancada e por cima a bola de massa. Esmague, coloque uma outra folha de papel vegetal por cima e estenda a massa com um rolo de massa, de acordo com a forma que vai usar.

  6. Coloque a massa na forma com o papel de vegetal inferior. Adpate bem à forma e, com um garfo, faça pequenas garfadas na base da base.

  7. Leve a massa ao forno cerca de 8 minutos e retire.

Para o recheio:

  1. Numa frigideira anti-aderente, coloque o azeite com o alho. Quando começar a cozinhar, acrescente os espinafres e salteie cerca de 5 minutos.

  2. Bata os ovos com a bebida de amêndoa, o sal e as especiarias.

  3. Por cima da base, coloque os espinafres salteados e os brócolos em pedaços pequenos. Acrescente a mistura dos ovos por cima, até estar homogéneo.

  4. Acrescenta por cima o queijo feta partido em cubos.

  1. Leve a quiche ao forno cerca de 35 a 40 minutos, até estar dourada por cima.

  2. Deixe arrefecer e sirva em fatias com uma salada verde!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*