Tarte de Côco e Lima {Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose}

Esta Tarte de Côco e Lima não precisa de cozedura e é feita com ingredientes naturais e saudáveis. A sua base é feita de tâmaras e frutos secos e o recheio é adoçado com xarope de ácer. É uma opção vegan, sem glúten e sem lactose!

Tarte de Côco e Lima vegan

Andava a guardar esta receita há meses. Estava com esta ideia na cabeça há tanto tempo mas ainda não tinha tido a oportunidade perfeita. Desta vez, não houve hipótese… Mal olhei para as limas no supermercado pensei: “É desta! Hoje vou fazer uma tarte de côco e lima!”. E foi assim que tudo começou.

Tarte de côco e lima vegan

Desde que vim da viagem ainda não tinha tido a coragem de me aventurar em receitas mais elaboradas, principalmente sobremesas. Estava mesmo a precisar cozinhar para libertar algum stress do dia-a-dia e sentir que ainda não tinha perdido os meus dotes culinários 😛 Além disso, precisava fotografar algo bonito. É algo que adoro fazer, que me preenche tanto e me faz feliz. Todos temos algum hobbie que nos faz desligar do mundo: seja escrever, ler, pintar, fazer desporto. O meu preferido é, sem dúvida, cozinhar e fotografar! Sou tão feliz assim <3 E esta tarte de lima e côco ficou linda…

Esta é daquelas receitas que associo ao Verão! Finalmente chegou o calor e sabem tão bem uma sobremesa mais fresquinha.  Esta é uma tarte de côco e lima bem refrescante! A lima corta o sabor demasiado doce da base e bom…ficou perfeita! Seja como sobremesa de fim-de-semana, seja como um mimo depois do almoço…mas não se esqueçam, sempre com moderação!

Tinha várias hipóteses para fazer esta receita, principalmente no que dizia respeito ao recheio. Ou usava um recheio idêntico ao Cheesecake de abóbora feito de cajus, com uma consistência mais cremosa; ou usava gelatina e leite de côco para tornar um recheio mais ao estilo pudim. Bom, para ser diferente escolhi a segunda opção e usei agar-agar para que esta tarte fosse, também, apta a veganos

Tarte de côco e lima vegan

A base é idêntica à da receita dos Cheesecake de Limão, mas só com 3 ingredientes: tâmaras, côco ralado e frutos secos!!! Dá para acreditar? 😀 Da última vez juntei óleo de côco, mas desta vez decidi simplificar e também ficou muito boa. Na verdade usei tâmaras a mais…por isso na receita já rectifiquei um pouco as quantidades para garantir que vos sai na perfeição 🙂

E vocês perguntam-me se comi esta tarte de côco e lima toda num dia…bem, eu não, mas os meus colegas do trabalho sim! Como já vos tinha dito na receita dos Muffins de Alfarroba, são as minhas cobaias 🙂 

Tarte de Côco e Lima vegan
5 from 2 votes
Print

Tarte de Côco e Lima {Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose}

Categoria Dessert
Cozinha Sem Glúten, Sem Lactose, Vegan
Tempo Prep 15 minutes
Tempo Coz. 4 hours
Tempo Total 4 hours 15 minutes
Porções 8 fatias
Autor anitahealthy

Ingredientes

Base:

Recheio de Côco e Lima:

Preparação

Base:

  1. Colocar todos os ingredientes no processador de alimentos, excepto a água, e triturar durante uns minutos, até estar bem homogéneo. 

  2. Colocar água até formar uma pasta grossa (pode ser necessário mais ou menos água).

  3. Untar uma forma de tarte com óleo de côco. Coloque a massa e distribui ao longo da forma, alisando o fundo com a base de uma colher, por exemplo.

Recheio de Côco e Lima:

  1. Coloque o agar-agar com a água num recipiente e misture bem. Leve a cozinhar em banho maria, até ferver.

  2. Depois de ferver, baixe o lume e cozinhe 5 minutos. Deixe arrefecer um pouco, mas não por muito tempo.

  3. Misture o leite de côco com a mistura anterior, mexendo bem com uma vara de arames. Adicione o sumo de lima e o xarope de ácer.

  4. Deixe a mistura arrefecer e coloque por cima da base.

  5. Leve ao frigorífico durante, pelo menos, 4 horas antes de servir.

Recipe Notes

* utilize o código ANITAMP para obter 35% de desconto em qualquer produto.

**utilize o leite de côco puro e à temperatura ambiente.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*