Como fazer Pão caseiro? Receita de Pão de abóbora

Pequenos-almoços 4 comments

Queres saber como fazer pão caseiro? Aqui dou-te dicas de um pão simples, com opção de pão de abóbora e que vais adorar. Fazer pão em casa não é difícil!

Receita de Pão caseiro

Desde que aprendi a fazer pão caseiro que os meus Domingos se tornaram uma aventura na cozinha! Sempre achei que não tinha tempo (nem jeito) para fazer pão em casa, até que há uns meses decidi experimentar! O resultado tem sido maravilhoso e não é assim tão difícil.

São inúmeras as vantagens de se fazer pão caseiro: fica mais barato, podes fazer com as farinhas que mais gostares e é mais natural. Claro que se comprares um pão de massa mãe fresquinho e natural é ainda mais saudável. Mas aqui venho dar-te uma receita simples, sem massa mãe (ainda não aprendi a fazer) e com fermento padeiro seco – que encontras em qualquer lado!

Pão caseiro de abobora

Como fazer pão caseiro?

A receita completa com as quantidades está no final do artigo.

Podemos dividir o processo em várias fases:

  1. Num recipiente grande, mistura as farinhas com o fermento e a água e, depois, o puré de abóbora (se usares).
  2. Mistura muito bem com uma colher de pau e, posteriormente, com as mãos. Se tiveres um robot de cozinha que tenha a função “amassar” vai ajudar-te!
  3. Depois, deixa levedar durante duas horas, mais ou menos, coberto com um pano. A massa deve crescer cerca do dobro do tamanho.
  4. Acrescenta um bocadinho mais de farinha (só para trabalhares a massa) e amassa novamente, trazendo a massa de fora para dentro. Deixa, em seguida, levedar mais meia horinha coberto com um pano.

Agora vem a parte que mais me ajuda. Eu tenho uma caçarola de ferro fundido da Le Creuset onde coloco a massa e ajuda muito a moldar o pão. Serve qualquer panela deste género que seja apta para ir ao forno. No entanto, caso não tenhas uma caçarola deste género, usas uma assadeira de forno normal e moldas o pão à mão.

  • Na opção da caçarola, enquanto a massa fica a levedar aqueço a caçarola no forno durante cerca de 15 minutos (enquanto o forno pré-aquece). Depois apenas coloco a massa lá dentro e levo ao forno com a tampa durante 30 minutos.
  • Retiro a tampa (com muito cuidado, está bastante quente!) e levo ao forno mais 15 a 20 minutos.
Como fazer pão caseiro

Deixo-te aqui um vídeo que te pode ajudar a ver todo o processo, da Life as a Strawberry !

Dicas para fazer esta receita

  • Ajusta a quantidade de água consoante a espessura do teu puré de abóbora. Se, por exemplo, vires que está muito líquido, diminui a quantidade de água. O ideal é ires acrescentando a água aos poucos enquanto moldas a massa.
  • Para fazer o puré de abóbora: assa 250g de abóbora aos cubos com um fio de azeite durante 30 a 40 min (a 185ºC). Depois, tritura tudo com um garfo até ficar em puré.
  • Podes usar outras farinhas, mas tem atenção que algumas absorvem mais ou menos água. Se, por exemplo, usares uma farinha de trigo integral, reduz a quantidade de farinha ou acrescenta mais água. Não aconselho substituires por uma farinha sem glúten 1:1, pois não tem elasticidade para “unir” a massa. Nesse caso, terias de acrescentar outro tipo de ingredientes (não é o âmbito desta receita explicar esse processo). Para uma receita de pão sem glúten vê este Pão de Trigo Sarraceno ou este Pão de Sementes.
  • Para que a massa levede mais rapidamente, coloca num local mais quente, no forno (desligado) ou microonda, por exemplo. Não te esqueças que durante o Inverno, com o tempo mais frio, pode ser necessário mais tempo.
Como fazer pão
Pão caseiro
Receita de Pão caseiro
Print Pin
5 from 1 vote

Pão Caseiro de Abóbora

Tipo Pequeno-almoço, Snack
Cozinha Sem Lactose, Vegano
Tempo prep 3 hours
Tempo Coz 45 minutos
Doses 12 fatias

Ingredientes

  • 500 g farinha de espelta integral
  • 250 g água morna
  • 190 g puré de abóbora* ou mais 100g de água
  • 7 g fermento de padeiro seco
  • 10 g sal

Preparação

  • Começa por misturar a farinha com a água e o fermento. Acrescenta o puré de abóbora (morno ou frio) e o sal.
  • Podes usar uma batedeira ou robot com função de amassar para sovares a massa, ou podes fazê-lo à mão num recipiente. Vai trabalhando a massa, durante uns bons minutos. Se estiver muito pegajosa, molha um pouco as mãos e com elas húmidas trabalha a massa. (Não te esqueças de ajustar a quantidade de água ou farinha, vê as notas em cima).
  • Deixa a massa levedar no recipiente tapado com um pano, cerca de 2 horas até dobrar de tamanho.
  • Depois, peneira mais um pouco de farinha e sova a massa mais um pouco, de fora para dentro. Deverá ser fácil de moldar, se estiver muito húmida é porque precisa de mais farinha.
  • Deixa descansar novamente mais uns 30 minutos.
  • Entretanto, se tiveres uma caçarola de ferro fundido como mencionei em cima, pré-aquece o forno com a caçarola lá dentro, 15 minutos.
  • Polvilha mais um pouco de farinha na massa. Retira com cuidado a caçarola do forno e coloca a massa lá dentro. Se fizeres à mão, trabalha a massa com a farinha que colocaste por último até formar uma bola e coloca num tabuleiro de forno.
  • Com caçarola: leva ao forno durante 30 minutos com a tampa. Ao fim deste tempo, retira a tampa (com cuidado!) e deixa cozinhar mais cerca de 15 minutos.
  • Sem caçarola: leva ao forno durante cerca de 35 minutos, até estar tostado.
  • Deixa arrefecer e já podes fatiar!

Notes

*vê no artigo como fazer puré de abóbora.
Experimentaste esta receita? Partilha comigo!Menciona @anita.healthy no Instagram ou faz tag #anitahealthy!

4 Comments

  1. Elisabeth Martins

    Olá Anita.

    Tenho uma máquina de pão da Moulinex, onde faço pão semanalmente. A abóbora dá uma humidade muito interessante. Vou tentar adaptar esta sua receita maravilhosa à máquina do pão.

    Hoje, vou fazer a sua bolonhesa de lentilhas. Grata pela partilha. Um beijo.

  2. Juliana Moreira

    Olá… Se colocar um recipiente com água na parte de baixo do forno, o pão fica mais estaladiço. Bjs e obrigada.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Rating Receita




Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.