Estas empadas vegetarianas são recheadas com lentilhas e a massa leva apenas dois ingredientes – um deles é batata doce. São saudáveis e deliciosas!
Se me perguntarem se prefiro doces ou salgados eu não tenho de pensar muito…Prefiro sempre salgados! Sou fã de empadas, rissóis, croquetes, etc. Mas a verdade é que não é fácil encontrar estas coisas em formato saudável, por isso acabo sempre por criar eu própria estas receitas!
E foi o caso destas empadas vegetarianas recheadas com lentilhas e com uma massa super saudável! Não sei se vais acreditar mas a massa só leva dois ingredientes: acho que pelo título da receita já consegues adivinhar um deles!
Como fazer massa de empadas – apenas 2 ingredientes!
É verdade, eu também não queria acreditar quando vi o resultado! Já há algum tempo que tinha visto várias receitas deste género – por exemplo, a Catherine do Plant Based blog partilhou uma receita aqui – mas não tinha a certeza se conseguia fazer…A verdade é que ficaram deliciosas e com alguma prática ficam perfeitas!
Portanto, a massa destas empadas vegetarianas é feita de:
- Batata doce
- Farinha de espelta – mas podes usar outra farinha, vê as dicas mais abaixo
Dá para acreditar? 🙂 A parte que achei mais difícil foi mesmo esticar a massa, mas isso foi, em primeiro lugar, pela minha falta de jeito; em segundo lugar, o meu rolo é super pequeno; por último, reservei um espaço minúsculo na minha banca da cozinha para esse efeito… Foi a primeira vez que fiz a receita e, por isso, ainda preciso de prática 😛
Dicas para fazer esta receita na perfeição
- A massa tem de estar no ponto certo – se a tua massa pegar às mãos ou à bancada, deves adicionar mais farinha. Também é importante polvilhares alguma farinha quer na base onde vais esticar, quer por cima onde passa o rolo.
- Podes substituir a farinha de espelta – por farinha de aveia ou farinha de trigo integral. Se optares por esta última usa menos 1/4 da receita original, pois absorve mais o líquido.
- Usa o teu recheio favorito! – não precisas de rechear com lentilhas, apesar de ser uma excelente opção, podes usar outra leguminosa (feijão vermelho, por exemplo), tofu, seitan, etc.
Porque deves mesmo experimentar estas empadas
- São saudáveis – feitas com ingredientes naturais
- Ideais para levar para qualquer lado – basta embrulhares ou levares numa caixinha e comer a qualquer hora!
- Podes congelar – basta aqueceres no forno depois!
- São uma opção vegana
- Por último – dão um excelente lanche! Eu sei que pode soar estranho mas eu adoro comer estas empadas ao lanche – são nutritivas e saciam por muito tempo.
Mais receitas de salgados:
Ingredientes
Massa:
- 2 chávenas batata doce cozida, em puré cerca de 400g
- 2 chávenas farinha de espelta integral ver alternativas em cima
- 1/2 colher de chá sal
Recheio:
- 1 chávena lentilhas castanhas ou verdes cruas e demolhadas por 2 horas
- 1/2 cebola picada
- 1 cenoura
- 1/2 pimento vermelho
- 4 colheres de sopa polpa de tomate
- 1 colher de sopa molho de soja
- 1 colher de chá cominhos em pó
- Sal, q.b.
- Azeite q.b.
- Tomilho fresco opcional
Preparação
Recheio:
- Começa por cozer as lentilhas durante 20 minutos com um pouco de sal.
- Escorre e reserva.
- Corta a cenoura em cubos pequenos, assim como o pimento.
- Num tacho ou frigideira grande, salteia a cebola com um pouco de azeite.
- Acrescenta a cenoura e o pimento e deixa refogar uns minutos.
- Adiciona a polpa de tomate e as lentilhas, os cominhos e o tomilho e cozinha cerca de 8 minutos. Se necessário acrescenta um pouco de água, mas muito pouco. A mistura não pode ficar líquida.
Massa:
- Pré-aquece o forno a 190ºC.
- Numa taça, junta o puré de batata doce, a farinha e o sal. Envolve bem com as mãos até formar uma massa moldável e forma uma bola. Se ainda não estiver no ponto de moldar, acrescenta um pouco mais de farinha. Se estiver demasiado espessa, acrescenta uma colher de sopa de água morna.
- Coloca um pouco de farinha numa superfície plana, por cima coloca a massa e mais um pouco de farinha e estende com o rolo.
- Faz agora 10 bolinhas com a massa e estende cada uma deles com o rolo. Podes precisar de ir polvilhando farinha para que não cole à superfície.
- Coloca uma colher de sopa do recheio no meio e dobra.
- Para ficar em meia lua perfeita, eu gosto de usar a parte de cima de uma chávena – coloca metade fora da empada e a outra metade em cima da massa para moldar a meia lua. Com um garfo, faço as tirinhas na ponta.
- Coloca as empadas num tabuleiro próprio forrado com papel vegetal e leva ao forno 20 a 25 minutos, até estarem cozinhadas.
Que bom aspeto! Vou experimentar!..
Vai adorar Maria!
Já experimentei e ficam divinais!! Vou aproveitar a receita da massa para fazer a base de umas pizzas mais saudáveis 🙂
Que bom que gostaste Maria! É uma ótima ideia usares para massa de pizza 🙂
Olá Rita,
Receita maravilhosa. Posso fazer com batata doce branca?
Grata pela atenção. Um beijo
Olá Elisabeth! Podes sim, fica igualmente bom 🙂
Um beijinho
Boa tarde,
será que podemos fazer em dobro e congelar para termos sempre prontos a consumir? Parecem-me tão boas que vou querer que toda a gente prove mas com poucas horas em casa, tudo que se possa fazer e congelar é óptimo.
Obrigada.
Olá Luisa! Sem dúvida, no próprio texto eu menciono que se pode congelar 🙂
Há alguma alternativa de farinha sem gluten? Obrigada
Olá Rita! Não experimentei com nenhuma farinha sem glúten, não posso garantir que resulte… Beijinho
Olá Anita,
Algumas duvidas sobre a receita. Que tipo de batata doce utiliza, laranja ou branca ? Qual o peso da farinha ? Respeitando as proporções, fiz a receita, mas a massa não ficou boa. Ficou muito mole, apesar de ir acrescentando farinha.
Grata pela atenção. Um beijinho.
Olá Elisabeth! Utilizei batata-doce laranja. Relativamente à farinha, 2 chávenas correspondem a cerca de 280 gr. Se ainda não conseguir moldar a massa, aconselho a acrescentar mais farinha. Quando for para estender, não se esqueça de também polvilhar com mais farinha tanto a superfície como a massa. Diga-me depois como correu 😊 Um beijinho
Obrigada Rita pela receita.Qd fiz a massa para fazer azevias, ela partia se toda , sera q me puder dizer o q e q eu fizeste de errado? Obrigada
Olá Graça! Quando a massa se parte poderá querer dizer que tem humidade a mais. O que aconselho seria acrescentar mais farinha até conseguir obter uma massa que consiga moldar. Espero ter ajudado 🙂
Gostei da receita e vou experimentar as azevias de grão que também parecem bem engraçadas. Será que posso perguntar o porquê da massa ser com batata doce e não só com farinha. É só uma curiosidade porque até gostei muito da massa. Obrigada pela atenção.
Olá Ofélia! Ainda bem que gostou ☺️ As azevias de grão também são uma delicia! Eu já tinha visto receitas em outros blogues de cozinha onde utilizavam batata-doce na massa, deixou-me com muita curiosidade em experimentar e tive que fazer a minha versão 😋 Um beijinho
Muito boa !
Ainda bem que gostou Regina 😋
Olá Rita. Fiz a massa com batata doce branca e farinha de aveia. Não se pegava na mão, mas ao fechar partia. O que será que fiz mal ?
Gratidão pela receita.
Olá Elisabeth! A receita é com farinha de espelta, penso que o problema terá sido usar farinha de aveia. Sugiro experimentar novamente mas seguindo a receita à risca com farinha de espelta ☺️