Super-alimentos, para uma vida mais saudável ♠

superfood-abstract-isolated-wooden-spoons-almonds-red-quinoa-grain-pumpkin-seeds-chia-seeds-goji-berry-hemp-seed-hearts-49230159

Recentemente, muito se fala de super-alimentos, aqueles que contêm um valor nutricional muito rico e que estão associados a trazer mais energia e saúde ao nosso organismo. Estes alimentos são ricos em antioxidantes, vitaminas, minerais e/ou boas gorduras e fibras. Hoje vou destacar cinco deles:

Bagas de goji

bagas-goji1

Estas bagas são originárias de uma planta designada de lycium barbarum. São ricas em antioxidantes e aminoácidos essenciais, indicadas para uma dieta proteica. Contêm ainda diversas vitaminas e minerais, entre os quais zinco, ferro, cobre, cálcio. As suas propriedades terapêuticas incluem a prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, auxiliando no fortalecimento do nosso sistema imunitário.

Há ainda quem lhes chame de happy berry, promovendo uma sensação de bem-estar para quem as consome.

Podem ser adicionadas a iogurtes ou simplesmente como um snack.

Sementes de Linhaça

Linhaça

Estas sementes são uma óptima fonte de Ômega 3, contribuindo para uma saúde melhor, ao prevenir doenças cardiovasculares, melhor a saúde do cérebro e actuar como anti-inflamatório. Por ser um alimento rico em fibra, ajuda a reduzir o colesterol e melhor o trânsito intestinal. O alto teor de fibra ajuda, ainda, a controlar a produção de insulina, associada ao armazenamento de gordura, contribuindo para a redução de apetite e para a consequente perda de peso.

Podem ser adicionadas a iogurtes, sopas, batidos, e devem ser consumidas logo de seguida, de forma a evutar a sua oxidação e degradação.

Açaí

açai

Ultimamente é cada vez mais popular o consumo de açaí em Portugal. Este é um fruto típico do Brasil, conhecido pelo seu alto teor em fibras e a sua riqueza em antioxidantes. Estes antioxidantes auxiliam na circulação sanguínea, na redução do colesterol pois reduzem a acumulação de placas de gordura nas paredes sanguíneas.

É também um fruto rico em proteínas (8g por 100g), ácidos gordos essenciais e vitaminas e minerais. Promove energia e rejuvenescimento. Pode ser consumido em iogurtes, batidos, ou até mesmo como sobremesa. Nos supermercados há à venda em polpa congelada, fica óptimo se adicionarem granola, por exemplo.

Quinoa

A quinoa tem sido considerada um dos melhores alimentos vegetais a nível mundia. O seu alto teor de fibras e proteínas ajuda na redução do colesterol, no fortalecimento muscular e ainda na rgulação do trânsito intestinal. Por ter elevado teor de cálcio, auxilia também na prevenção da osteoporose e da hipertensão. É também rica em vitaminas e minerais, e por ser isenta de glúten pode ser consumida por celíacos.

Pode ser consumida em saladas, como acompanhamento do prato principal ou ainda em bolos ou papas na versão farinha. Deixo-vos a comparação deste grão com o arroz integral, por exemplo:

Quinoa Arroz integral
Proteínas 12,5 8
Carbohidratos 65,5 73,1
Lípidos 6,5 2,5

Frutos Vermelhos

frutos verm

À parte da sua beleza natural, os frutos vermelhos são ricos em antioxidantes e vitaminas. Por esta razão são constantemente associados ao anti-envelhecimento, neutralizando a acção dos radicais livres e melhorando a circulação sanguínea e dos nutrientes pelo corpo. Previnem também gripes e constipações devido ao seu teor de vitamina C, que actua também na redução da ansiedade.

Além de todos estes benefícios, é um fruto com poucas calorias, ideial para dietas de emagrecimentos e atletas.

One Comment

  1. Se preparar para isso é a melhor forma possível. https://youtube.com/watch?v=goO5-QKG2wM

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.