Muffins de Laranja e Côco {Sem Glúten, Sem Lactose}

Estes Muffins de Laranja e Côco são a combinação perfeita para dias frios, acompanhados de um chá bem quente! Têm um sabor forte a côco e, juntamente com a laranja, formam uma mistura de sabores deliciosa. Podem ser uma opção de lanche e não contêm glúten nem lactose.

Muffins de Laranja e côco

Estava num daqueles dias de stress e que a única coisa que me acalma é a cozinha. Quem diria? 😛 Mas eu sou mesmo assim, só desligo quando estou de volta dos tachos e afins. Até a lavar a loiça eu consigo relaxar. Mas nem sempre…

Bom, nem sempre porque, por vezes, as coisas não correm como imagino. Ou o formato, ou o sabor ou qualquer coisa pode não funcionar. Vida de pseudo-blogger é mesmo assim, é saber lidar com as frustrações, é ter o tempo contado (no meu caso), é dar tudo o que consigo mas nem sempre resulta como imaginei…E estes muffins foram um desses casos. Em vez de relaxar, tive uma dose extra de stress (por terem corrido mal) e tive de repetir a receita. Mas está tudo bem…faz parte! 🙂

Então o que se passou foi que os muffins ficaram pegados à forma. Ainda pensei que fosse de ter usado uma forma diferente da usual, mas repeti com a melhor que tenho e…o mesmo aconteceu. E, na verdade, eu sei qual foi o problema: a massa estava MUITO espessa. Super grossa. De tal forma que tinha de apertar para se moldar…Bah!

E claro que depois disto não seria possível partilhar a receita…mas estava tão boa, tão saborosa que tinha de partilhar convosco, sabendo quais as alterações “chave” para terem mais sucesso que eu. Ou então basta usarem os papelinhos de base dos muffins. Vocês escolhem 🙂

Uma das razões pelas quais quis fazer estes muffins foi por ter imensas laranjas de uma quinta cá em casa. E como comemos pouca fruta, tinha de lhes dar uso antes que se estragassem. São daquelas laranjas que mal se descascam, são super suculentas e temos de as comer em cima do lava-loiças, literalmente! (a não ser que queiram fazer um pequeno lago em cima da mesa :P) Eram, por isso, perfeitas para sumo! Mas lá está…não bebo sumos de frutas (porque não aprecio), e não havia nada melhor que as usar numa receita.

E como laranja fica tão bem com côco, porque não? Uns muffins de laranja e côco, com uma base de farinha de amêndoa e mais uns pormenores. Estavam maravilhosos (mesmo defeituosos!). Hoje de manhã comi dois ao pequeno-almoço…dois! Por isso não tinha como escapar de vos deixar esta maravilhosa receita 🙂

Muffins de Laranja e Côco

Muffins de Laranja e côco
5 from 2 votes
Print

Muffins de Laranja e Côco {Sem Glúten, Sem Lactose}

Categoria Dessert
Cozinha Glúten-Free, Lactose-Free
Tempo Prep 10 minutes
Tempo Coz. 35 minutes
Tempo Total 45 minutes
Porções 6 muffins
Autor anitahealthy

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 100 ml bebida de côco, sem açúcar
  • 1 laranja (sumo)
  • 3 c.sopa mel ou xarope de côco
  • 2 c.sopa azeite virgem extra
  • 100 g farinha de amêndoa
  • 35 g farinha de côco
  • 1 c.chá bicarbonato de sódio

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180º e forre uma forma de muffins com papel próprio ou óleo de côco.*

  2. Num recipiente, bata os ovos com o azeite e a bebida de côco. Adicione o mel e o sumo de laranja e mexa bem.

  3. À parte, misture as farinhas e o bicarbonato de sódio.

  4. Adicione a mistura líquida às farinhas e misture delicadamente com uma espátula, até envolver bem.

  5. Deixe a massa descansar cerca de 5 minutos. Após esse tempo, coloque nas formas e leve ao forno cerca de 35 minutos, até estarem cozinhados.

Recipe Notes

*os muffins podem pegar à forma, por isso é aconselhável usar bastante óleo de côco ou forminhas de papel.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*