Tarte de Chocolate e Avelãs {Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcares refinados}

Esta Tarte de Chocolate e Avelãs é mais uma receita sem glúten, sem lactose e sem açúcares refinados! A base é feita de avelãs e o recheio de biomassa de banana verde, cheia de vitaminas, misturada com chocolate preto e pouco mais. É perfeita para uma sobremesa pontual diferente e mais saudável!

Tarte de chocolate e avelãs

Outra receita com biomassa de banana verde?? SIM! Sinceramente, não sei como é possível ser tão desconhecido cá em Portugal 🙂 Assim que experimentei a receita pela primeira vez, apaixonei-me pelo sabor e consistência. É daquelas receitas que servem de base para qualquer coisa…Doce ou salgado, é tão versátil que passou a fazer parte das minhas rotinas.

Como gosto de usar a biomassa de banana verde? 

  1. Bom, a primeira experiência foi neste Cheesecake de Limão! Porque a biomassa fica uma espécie de creme e é perfeita para este tipo de receitas. É também aqui que podem saber como fazer a Biomassa! Super simples e natural 🙂
  2. Mas, na verdade, não é preciso usar apenas em receitas… Adoro comer como se fosse um iogurte! Junto fruta, pepitas de cacau cru, mel…e fica uma delícia!
  3. Outra forma de usar a biomassa é em molhos salgados, tipo béchamel. Confesso que ainda não experimentei mas será uma das próximas receitas, sem dúvida! 

Tarte de Chocolate e Avelãs

Esta semana estava a fazer biomassa, sem saber bem se queria apenas usá-la assim simples ou fazer algo diferente. E tenho andado com um desejo enorme por chocolate (nada típico da minha pessoa…) e claro que tinha de confeccionar algo tipo mousse de chocolate! Ou melhor…ganache 🙂 Tinha encontrado a receita perfeita para mim.

Quase perfeita…porque o que eu gosto mesmo é de algo mais elaborado. E assim surgiu esta maravilhosa tarte de chocolate! A base foi feita de avelãs: primeiro porque tinha uma farinha de avelã cá em casa para usar e depois porque achei que podia dar um toque quase a nutella… (o que não aconteceu 😛 Mas ficou ótimo na mesma!).

O que eu mudaria nesta receita? Sinceramente, a minha base ficou muito pouco doce. Então acertei aqui na receita a dose de açúcar de côco. Para quem gosta de chocolate bem amargo (como eu!) não precisa acertar a receita da base. Mas se preferem algo mais doce…aconselho a aumentarem a dose de mel do recheio (explico tudo na receita, não se preocupem 🙂 )

Tenho, ainda, que vos preparar porque esta tarte de chocolate fica extraordinária, ainda por cima sabendo que o recheio é tão saudável e delicioso. Experimentem e eu fico à espera dos vossos comentários 🙂 Por agora, anotem a receita:

Tarte de chocolate e avelãs

Tarte de chocolate e avelãs
5 from 1 vote
Print

Tarte de Chocolate e Avelãs {SG, SL, Sem Açúcares Refinados}

Categoria Dessert
Cozinha Sem Glúten, Sem Lactose, Sugar-Free
Tempo Prep 25 minutes
Tempo Total 25 minutes
Porções 10 fatias
Autor anitahealthy

Ingredientes

Para a Base:

  • 1 ovo
  • 170 g farinha de avelã*
  • 100 g farinha de amêndoa
  • 3 c.sopa óleo de côco
  • 5 c.sopa açúcar de côco
  • 50 ml bebida vegetal ou água
  • 1 c.sopa cacau puro em pó

Para o Recheio:

  • 1,5 chávena biomassa de banana verde
  • 80 g chocolate preto (min. 85%)
  • 2 c.sopa cacau puro em pó
  • 2 c.sopa mel ou xarope de agáve

Preparação

Para a Base:

  1. Numa tigela, misturar muito bem a farinhas,  o cacau em pó e o açúcar de côco.

  2. Adicionar o ovo, o óleo de côco e a bebida vegetal e misturar bem. O ideal é misturar com as mãos até formar uma massa bem consistente e uniforme.

  3. Coloque a massa na forma e, com as mãos, pressione até estar disposta uniformemente. Pode usar uma colher para alisar o interior e laterais.

  4. Coloque a forma no forno e deixe cozer cerca de 10 minutos, até estar ligeiramente tostada.

Para o Recheio:

  1. Derreta o chocolate em banho maria.

  2. Acrescente a biomassa, o mel e o cacau em pó e misture muito bem.

  3. Quando a base estiver pronta, coloque o recheio por cima e leve ao frigorífico cerca de 4 horas.

  4. Na hora de servir, adicione avelãs picadas e pepitas de cacau cru se desejar!

Recipe Notes

*esta farinha pode ser obtida ao triturar a mesma quantidade de avelãs inteiras, até obter a forma de farinha.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*