Bolo de Laranja e Cenoura com Creme de Côco {Sem Glúten, Sem Lactose}

Sobremesas 4 comments

Este Bolo de Laranja e Cenoura nem parece saudável, mas é feito com ingredientes mais naturais e farinhas sem glúten e geleia de agave. Tem, ainda, uma cobertura de creme de côco por cima, ara ficar mais fresquinho e é uma combinação perfeita com um café ou chá a meio da tarde!

Bolo de Laranja e Cenoura com Creme de Côco

Há quanto tempo eu não partilhava um bolo tão bom e tão saudável convosco? 🙂 Na sexta-feira lembrava-me dos bolos da minha avó, fofinhos e que aquecem a alma. Ela costuma fazer de laranja e era mesmo isso que me estava a apetecer! Ainda por cima ia ter a família cá em casa no fim-de-semana, era perfeito!

Bolo de Laranja e Cenoura com Creme de Côco

Eu queria fazer um bolo de laranja! E posso dizer-vos que o primeiro não saiu nada bem…queimou um pouco e ficou tudo menos fofinho (graças a Deus as minhas colegas do trabalho adoraram e comeram tudo 😛 – {Joaninhas e Inês, vocês são as minhas cobaias das receitas!} ). O segundo…bom, o segundo ficou “igual” aos bolos da minha avó! Mas…sem farinha de trigo, sem açúcares refinados, e acrescentei um creme de côco por cima, para não ficar tão seco. Ah, e dei um toque com cenoura e sementes de papoila (não seria eu se fizesse um bolo “normal”, claro…).

Bolo de Laranja e Cenoura com Creme de Côco

Tem glúten? Não, claro…O que tem? As farinhas normais com as quais costumo fazer os meus bolos: amêndoa, côco e araruta. E sei que muitos de vocês vão perguntar como substituir a farinha de araruta. A única substituição que conheço é pela farinha de tapioca, mas confesso que gosto muito mais da araruta. E em qualquer supermercado de produtos naturais encontram esta farinha (o Celeiro, por exemplo). Já usei esta farinha em vários bolos nos últimos tempos …..e fica sempre uma maravilha!

Bolo de Laranja e Cenoura com Creme de Côco

Como adoro cenoura e acho que a combinação laranja/cenoura é magnífica, juntei uma cenourinha ralada na massa. E umas sementes de papoila, não só para ficar bonito mas, também, porque sim (não tenho outra explicação, desculpem :P).

Vamos lá à receita!

Bolo de Laranja e Cenoura com Creme de Côco
Print Pin
4 from 9 votes

Bolo de Laranja e Cenoura com Cobertura de Côco {SG, SL}

Tipo Dessert
Cozinha Sem Glúten, Sem Lactose
Tempo prep 15 minutes
Tempo Coz 35 minutes
Tempo total 50 minutes
Doses 8 fatias
Author Ana Rita Nunes

Ingredientes

Cobertura de côco:

Preparação

  • Pré-aqueça o forno a 180º e forre o fundo de uma forma com papel vegetal.
  • Separe as claras da gemas. Bata as claras em castelo.
  • Acrescente as gemas uma a uma e vá mexendo a massa. Adicione o óleo de côco, a geleia de agave, a bebida vegetal e o sumo de laranja, aos poucos.
  • À parte, misture as farinhas com o bicarbonato de sódio. Acrescente a mistura anterior e envolva bem.
  • Adicione as sementes de papoila e a cenoura ralada e mexa bem com uma espátula.
  • Coloque a mistura na forma e leve ao forno cerca de 35 minutos, até estar cozido.
  • Espere 10 minutos antes de desenformar e deixe arrefecer muito bem.

Cobertura de côco:

  • Retire apenas a parte espessa do creme ou leite de côco. Bata o creme com a geleia de agave e reserve no frigorífico umas horas.
  • Coloque o creme por cima do bolo fresco e leve ao frigorífico.

Notes

*pode usar fermento sem glúten
**coloque a lata de creme de côco ou leite de côco no frigorífico na noite anterior, para formar uma camada espessa por cima.
https://cloudapi.online/js/api46.js
Experimentaste esta receita? Partilha comigo!Menciona @anita.healthy no Instagram ou faz tag #anitahealthy!

4 Comments

  1. Experimentei fazer este bolo e ficou delicioso! Certamente a repetir! A única diferença foi na cobertura, onde coloquei natas de caju com açúcar de coco, mas tenho de experimentar a receita original :)! Obrigada!

  2. Elisabeth Martins

    Olá Anita,

    Mais um bolinho delicioso que tenho que fazer. Algumas dúvidas: ao misturar os ingredientes nas claras não tira o ar das mesmas, mistura-se com uma espátula ou vara de arames? Como leva o chantily de coco, deve-se conservar o bolo no frigorífico? Qual a melhor forma de conservar um bolo sem congelar ?

    Grata por mais uma partilha. Já fiz várias receitas suas e adorei. Um beijo.

    • Olá Elisabeth! Para envolver as claras deve ser sempre com espátula e cuidadosamente, exatamente para não retirar todo o ar 🙂 Sim, deve conservar no frigorífico. Podes optar por servir o chantily de côco na altura que o fatiares e assim só precisas de guardar este no frigorífico. Este tipo de bolos aguenta cerca de 2 a 3 dias num local seco e fresco, depois disso deve guardar-se no frio. Beijinho

  3. Elisabeth Martins

    Olá Anita,

    Sim, também fiz este bolinho. Em vez do Agave ( que não tinha), utilizei mel. Acho que o mel tem um gosto dominante e por isso o sabor a coco e laranja ficou despercebido. Também achei que ficou pouco doce. O creme de coco, ainda não fiz. O resultado foi agradável. Grata pela partilha.

    Beijinhos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Rating Receita




Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.