Bolo de Cenoura Paleo com Cobertura de Chocolate

Esta receita Paleo de Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate é feito com ingredientes naturais e saudáveis. A combinação de cenoura e chocolate fica maravilhosa e uma fatia deste bolo vai satisfazer o paladar dos mais gulosos!

Paleo Carrot Chocolate Cake | Anita Healthy

Mais uma receita de bolo saudável? SIM! Não dá para resistir, adoro inventar e fazer tudo o que esteja relacionado com bolos, bolinhos e afins. Não me chamem louca…ok, talvez seja um bocadinho…eheh

As ideias surgem-me assim ao natural. Normalmente é assim: | Abro o frigorífico | Vejo o que tenho em abundância | Penso no que me estava mesmo mesmo a apetecer | E desta vez eis que surge um Bolo de Cenoura! Cenouras aos molhos, vontade de doces. O chocolate veio no final, não estava no programa das festas mas é sempre bem-vindo 😀 Além disso, eu sou uma louca por cenouras, os meus dias não são o mesmo se não comer uma cenoura crua à dentada. É por isso que já tinha feito algumas receitas doces com cenouras, como estes Muffins de Cenoura Proteicos. E lembram-se do meu Cheesecake de Cenoura? Posso dizer-vos que, até hoje, foi a receita com mais visualizações, acreditam?? Não é considerada tão natural, nem paleo, porque ainda não tinha começado com esta nova alimentação, mas não deixa de ser uma boa opção para um dia especial!

Vamos lá introduzir o estilo de vida Paleo. Até agora tenho evitado dar rótulos às coisas, categorizá-las, mas a verdade é esta: a minha alimentação é cada vez mais idêntica àquela considerada Paleo. Consumo alimentos naturais, eliminei processados, açúcares, etc. Se quiserem saber mais sobre o que é Paleo aconselho a verem este website .

Paleo Carrot Chocolate Cake | Anita Healthy

Onde entra este Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate no conceito Paleo? Bem, digamos que os ingredientes são todos “naturais”, ou seja, existem na Natureza assim como são. Falo de amêndoa moída, farinha de côco (ou côco moído), farinha de araruta, cacau puro, etc. Eu usei nectar de côco (coconut syrup) para adoçar mas podem usar mel (eu simplesmente não me dou muito bem com mel), ambos são provenientes da Natureza, ao natural. Devem estar a perguntar-se sobre a araruta (adivinhei??). Vamos lá dar uma breve explicação:

  • É uma planta originária da América do Sul;
  • Não conté glúten e era usada para fins medicinais;
  • É de fácil digestão e usada, essencialmente, no preparo de sobremesas, para dar consistência.

Vende-se em lojas de produtos biológicos e, hoje me dia, é mais fácil de encontrar com o nome fécula de araruta (arrowroot starch).

 

Paleo Carrot Chocolate Cake | Anita Healthy

A cobertura de chocolate veio depois, confesso. Retirei o bolo do forno e achei que faltava qualquer coisa para completar, caso contrário podia ficar um pouco seco. E claro que chocolate e cenoura é aquela combinação espectacular! Aliás, chocolate com “qualquer coisa” fica sempre espectacular 😛 E eu faço uma cobertura tão simples e tão boa que em 5 minutos estava pronta, foi o tempo do bolo arrefecer!

Por fim, posso-vos dizer que levei este bolo para as minhas colegas do trabalho provarem e ficou mais que aprovado! Toda a gente adorou, inclusive cá em casa…virou um must-have para toda a gente! Acho que a cobertura de chocolate ajudou, chocolate é chocolate 🙂

Bolo de Cenoura Paleo com Cobertura de Chocolate
Serves 6
Write a review
Print
Total Time
1 hr
Total Time
1 hr
Ingredients
  1. 5 ovos
  2. 1/4 chávena de óleo de côco
  3. 1/4 chávena de néctar/xarope de côco ou mel
  4. 1 c.sopa vinagre de sidra
  5. 130g Amêndoa moída
  6. 30g farinha de côco
  7. 25g farinha de araruta*
  8. 1 c.chá de bicarbonato de sódio (ou fermento para uma versão não paleo)
  9. 1 chávena de cenoura ralada
  10. 1/2 c.chá de canela
  11. 1/4 c.chá de gengibre
  12. 1/4 c.chá de noz moscada
  13. 1 pitada de sal
  14. 2 c.sopa de pepitas de cacau puro
Para a cobertura
  1. 6 c.sopa de manteiga de cacau
  2. 2 c.sopa de cacau cru em pó
  3. 1 c.sopa de xarope de côco ou mel
Instructions
  1. Pré-aquecer o forno a 170º e forrar uma forma de 18cm com papel vegetal.
  2. Numa tigela, misturar os ovos com o óleo de côco e o xarope de côco. Acrescentar o vinagre de sidra e bater muito bem.
  3. À parte, juntar a amêndoa moída, a farinha e os restantes ingredientes secos, exceto a cenoura e as pepitas de cacau.
  4. Juntar esta mistura à dos ovos, envolvendo cuidadosamente.
  5. Adicionar a cenoura e as pepitas, mexer e aguardar cerca de 5 minutos, para a massa abrir.
  6. Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 40 minutos, na parte mais baixa do forno, até estar cozido.
  7. Entretanto, começar a preparar a cobertura.
  8. Levar uma frigideira em lume brando, com a manteiga de cacau.
  9. Quando começar a derreter, adicionar o xarope de côco e o cacau, mexendo muito bem cerca de 5 minutos.
Anita healthy - Gluten-Free & Healthy Recipes http://www.anitahealthy.com/

One Comment

  1. Pingback: Cheesecake de Abóbora e Chocolate {Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose} - Anita healthy - Gluten-Free & Healthy Recipes

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*