Bolo de Chocolate com recheio Saudável e Sem Glúten

Esta receita de Bolo de Chocolate com recheio saudável de cacau é um “best of ” das sobremesas mais saudáveis e deliciosas do Blog! Além de não conter glúten, leva apenas ingredientes o mais natural possível. O recheio é feito de batata doce, cacau e ainda contém um acréscimo proteico. 

Bolo de chcolate com recheio de cacau

Segunda receita de chocolate seguida aqui no blog…o que é que se passa?… Acho que são os meus desejos a falar mais alto, já que o Verão teima em não chegar ahah Dá vontade de deliciar-me com sobremesas assim, mas só de vez em quando 🙂

Este bolo de chocolate com recheio saudável de cacau tem várias particularidades interessantes. A primeira foi ter surgido aos poucos…comecei por fazer o recheio na tentativa de experimentar algo novo e ficou tão maravilhoso que imaginei logo que seria perfeito para uma cobertura/recheio de bolo. Sabem o que leva? BATATA DOCE! Sim, dá para acreditar? 😀 Este recheio delicioso é feito de batata doce biológica, cacau e pouco mais. Ficou tão bom…Faltava, apenas, a receita do bolo, que comecei logo a imaginar mil e uma coisas (como devem imaginar…). Depois de analisar as farinhas que tinha cá por casa, decidi-me pela de arroz. Já tinha usado um pouco desta farinha no Petit Gateau delicioso da semana passada e achei que ficaria perfeito num bolo de chocolate! E ficou…

E é assim que as minhas receitas começam…E sim, nem sempre resultam bem, ossos do ofício 🙂

Bolo de chcolate com recheio de cacau

Confesso que foram raras as vezes que usei farinha de arroz. A verdade é que prefiro usar alimentos mais ricos nutricionalmente, dando preferência a quinoa, batata doce, inhame, etc, como hidrato de carbono complexo na minha alimentação. Por outro lado, o meu organismo dá-se muito bem com arroz. Principalmetne os meus intestinos, que sofreram alguns problemas há uns meses atrás… Por isso eu ressalto sempre a importância de consultar um médico ou nutricionista especializado que vos guie da melhor forma, porque cada organismo é um organismo. E, como refiro várias vezes no meu Instagram, sou acompanhada pela Dra. Catarina Ribeiro na parte da Medicina Funcional, que me ajudou a tratar o meu distúrbio intestinal recente. Deixo-vos aqui a página da Dra. Catarina, além de amiga é uma excelente profissional 🙂 (posso até dizer-vos que é a médica atual dos meus pais… 🙂 )

Voltando a este bolo maravilhoso (e deixando os intestinos de parte, porque queremos é babar-nos com esta receita!)…Ainda acrescentei um pouco de farinha de côco e usei o cacau orgânico da My Protein, que adoro! Para verem a minha lista favorita dos produtos da My Protein, podem seguir este Link direto e vão ver a vasta gama de biológicos e afins que o site oferece. Além disso, têm imensas promoções e até podem usar o meu código ANITAMP para ter -35% em qualquer produto.

Agora, a receita já a seguir!

Bolo de chcolate com recheio de cacau

Bolo de chcolate com recheio de cacau

 

Bolo de chcolate com recheio de cacau
5 from 1 vote
Print

Bolo de Chocolate Saudável com recheio de Cacau {Sem Glúten}

Categoria Dessert
Cozinha Sem Glúten
Tempo Prep 20 minutes
Tempo Coz. 35 minutes
Tempo Total 55 minutes
Porções 10 fatias
Autor anitahealthy

Ingredientes

Bolo de Chocolate:

Recheio:

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180º e forre uma forma pequena de bolo com papel vegetal no fundo e óleo de côco nas extremidades.

  2. Bata os ovos com o açúcar de côco, até ficarem bem batidos (pode usar batedor elétrico). Acrescente a bebida vegetal, o óleo de côco e o xarope de ácer.

  3. À parte, misture as farinhas, o cacau em pó e o bicarbonato de sódio com o cremor tártaro (ou fermento sem glúten).

  4. Acrescente a mistura dos ovos à anterior e envolva bem com uma espátula. Deixe descansar a massa cerca de 5 minutos.

  5. Coloque a massa na forma e leve ao forno cerca de 30 a 35 minutos (confirme com um palito se está cozinhado).

  6. Deixe arrefecer enquanto faz o recheio e corte ao meio na horizontal quando estiver bem arrefecido.

Recheio:

  1. Coloque a batata doce num liquidificador e acrescente o iogurte, o óleo de côco e a manteiga de amêndoa. Misture durante um ou dois minutos, até estar bem homogéneo.

  2. Acrescente os peptídeos de colagénio e o cacau e misture bem no liquidificador durante uns minutos. Pode ser necessário escoar para baixo a mistura com uma espátula.

  3. Reserve a mistura no frigorífico enquanto o bolo está no forno e arrefece.

  4. Quando o bolo estiver cortado, recheie o interior com esta mistura e sirva com iogurte e frutos vermelhos, por exemplo.

Recipe Notes

*para obter desconto de 35% siga os links e use o código ANITAMP em qualquer produto do site

**pode substituir por proteína whey sabor a chocolate OU mais 30g de cacau em pó + 2 colheres de sopa de xarope de ácer ou outro adoçante. Rectifique o sabor doce a seu gosto.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*