Pão de Banana Simples {Paleo, SG, SL}

Este Pão de Banana Simples é a opção perfeita para um pequeno-almoço ou um snack saudável. É adoçado apenas com banana e fica delicioso barrado com manteiga de amêndoa ou compota. Uma opção paleo, sem glúten e sem lactose.

Pão de Banana Saudável

Estes últimos dias têm sido uma correria. O ano está a acabar e o trabalho começa a ser mais intenso. E isso deveria significar que me dedico menos à cozinha e ao blog. Mas não, o que acontece é que tenho menos tempo para o meu hobbie preferido MAS não deixo de me dedicar a ele. A conclusão é andar KO. Dizem que quem corre por gosto não cansa mas eu canso-me. Estar com os olhos num computador o dia inteiro, chegar a casa e ainda fotografar e editar fotos, acreditem minha gente, é de loucos. E neste momento são 23h e eu ainda estou aqui.

Isto para dizer que tenho grandes dificuldades em conseguir parar. Aliás, referi isso no post em que falo da importância de relaxar. E bem vos disse que quero fazer tudo e mais alguma coisa, ao mesmo tempo. Sempre. Mas a verdade é que estou a precisar de um break…Santo Natal que estás quase a chegar e me vais obrigar a tirar os olhos de um computador!

Ok, o desabafo já acabou, vamos então a este pão. Aventurei-me nesta receita com um propósito diferente: fazer rabanadas saudáveis, com bons ingredientes, sem glúten, sem lactose. Visto que pão é algo que não existe na minha alimentação, decidi fazer o meu pão de base – um pão de banana! Podia ter feito algo menos doce, mas sendo a base para as rabanadas foi a opção perfeita. Em breve poderão ver essa receita…é só aguardarem mais um dia 🙂

Pão de Banana Simples Paleo

Posso-vos dizer que, mais uma vez, esta receita é super básica! Além de um dois-em-um, este pão ficou completamente aprovado. Imagino os fins-de-semana cá em casa, recebermos visitas e fazer este bolo tão simples para servir com um chá. Adoro estes meetings entre amigos, aliás, adoro receber pessoas cá em casa. É pena andarmos sempre a correr, com mil e uma tarefas por fazer e quando damos por nós…já é Domingo à noite.

Não se admirem se ao fazerem esta receita o vosso pão ficar mais escuro ou diferente. Isto porque usei ovos das galinhas da minha avó e são bem mais amarelos que os normais. Mesmo quando compro biológicos no supermercado não ficam com esta cor. Isso não significa que o vosso pão esteja queimado, é mesmo uma questão de ingredientes.

Pão de Banana Simples Paleo

Este pão fica uma verdadeira delícia com manteiga de amêndoa, um verdadeiro vício (cuidado!). E para não o devorarem de uma só vez, guardem no frigorífico a partir do segundo dia, aguenta-se bem cerca de uma semana (apenas duvido que dure tanto! eheh).

Preparados para pôr a mão na massa e cozinhar uma receita tão simples como esta?

Pão de Banana Simples Paleo

Pão de Banana Simples Paleo
4.41 from 5 votes
Print

Pão de Banana Simples {Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose}

Categoria Breakfast/Snack
Cozinha Glúten-Free, Paleo
Tempo Prep 10 minutes
Tempo Coz. 1 hour
Tempo Total 1 hour 10 minutes
Porções 8
Autor Anita

Ingredientes

  • 2 bananas maduras grandes
  • 3 ovos
  • 2 c.sopa óleo de côco
  • 100 ml leite de côco ou bebida de amêndoa
  • 65 g farinha de amêndoa
  • 45 g farinha de côco
  • 60 g farinha de mandioca
  • 1 c.chá canela
  • 1/2 c.chá gengibre
  • 1 c.chá bicarbonato de sódio

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180º. Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal.

  2. Esmague a banana com um garfo e coloque numa tigela. Acrescente os ovos, o leite e o óleo de côco e misture bem até ficar uma mistura homogénea.

  3. À parte, misture as farinhas, a canela, o gengibre e o bicarbonato de sódio.

  4. Adicione esta mistura à mistura dos ovos, envolvendo com uma espátula cuidadosamente, sem que fique demasiado batida.

  5. Coloque a massa na forma e leve ao forno cerca de 55 - 60 minutos, até começar a dourar por cima. Espete com um palito para verificar se já está cozinhado.

  6. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer antes de cortar em fatias. Sirva com manteiga de amêndoa, compota ou com o que mais gostar!

5 Comments

  1. Pingback: Rabanadas Saudáveis no Forno {Paleo, SG, SL} - Anita healthy - Gluten-Free & Healthy Recipes

  2. Pingback: Healthy French Toast in the oven {Paleo, SG, SL} - Anita healthy - Gluten-Free & Healthy Recipes

  3. Pingback: O Pão de Sementes mais Saudável {Paleo, SG, SL} - Anita healthy - Gluten-Free & Healthy Recipes

  4. Onde é que entra o leite de amêndoa? Parece-me que falta qualquer coisa na receita ou não?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*