Batata-Doce Recheada com Quinoa e queijo Feta

Pratos Principais 0 comments

Esta receita de Batata-doce recheada com quinoa e queijo feta é uma opção simples e diferente para um jantar de família. O contraste de sabores é delicioso!

Batata-doce Recheada com Quinoa

Há uns anos atrás era incapaz de fazer uma batata-doce recheada com quinoa. Para mim, misturar duas fontes de hidratos de carbono complexos na mesma refeição era “inaceitável”. Estaria a comer “demasiados” hidratos, iria “engordar” ou ficar com mais “barriguinha”. Enfim, uma prisão.

Desabafo…

Já não é novidade que, de há uns tempos para cá, me tornei muito menos “focada” nas quantidades que como. Antes, pesava tudo: eram 30g de arroz cru e eu pesava à milésima. O mesmo com o frango ou o perú, mas com os hidratos era muito mais rigorosa. E se saísse dessa zona de conforto ficava ansiosa e achava que não iria ter resultados. Ou seja, eu vivia para o meu corpo, para a estética do meu corpo. Encontrava sempre receitas que estivessem de acordo com as macros que tinha para mim.

Sobre ouvir o nosso corpo…

Quando deixei de lado todo esse controlo e perfeccionismo a minha vida tornou-se muito melhor! Sabem aquela sensação de poder cozinhar o que me apetece (claro que sempre com ingredientes saudáveis), sem contar macros e quantidades? Aquela sensação de liberdade, de não ser prisioneira do meu corpo? Provavelmente alguns de vós se revêem nestes padrões. Podermos desfrutar da comida sem o peso da perfeição e do “proibido” é das melhores sensações do mundo. Claro que isso não significa consumir fritos e gorduras más ou açúcar em excesso. Na verdade, eu não consumo muitos produtos…mas porque sei que estou a dar ao meu corpo bons nutrientes! E faço-o por amor ao meu corpo…e não por querer moldá-lo ao meu jeito. Respeito-o ao invés de o punir.

Salada de Quinoa e queijo feta

Bem, o que acontece agora é que tenho muito mais controlo naquilo que como, porque consigo ouvir o meu corpo e saber quando ele está realmente com fome, quando já não preciso comer mais, quando preciso realmente de comer. No fundo, passei a saber o que é ser “normal” e comer com o coração, como costumo chamar. Já não há controlos exagerados, já não há restrição de hidratos de carbono. Há um comer com amor…<3

Já posso deliciar-me com a minha batata-doce recheada com quinoa e queijo feta 😀 Uma receita que fica maravilhosa, com o contraste de sabor do doce da batata-doce com o salgado da quinoa com queijo feta. O recheio serve, também, de salada e podem usar noutras refeições! Fica ótimo o contraste de sabores…:)

Como fazer Batata-doce Recheada?

  • Escolha batatas mais gordinhas, para terem mais espaço para rechear. Gosto das de polpa laranja, mas as de polpa amarela também servem!
  • Coloque a batata-doce no forno já cortada ao meio, assim é mais fácil de cozinhar.
  • Não retire muita polpa quando for rechear. O ideal é as batatas estarem bem cozinhadas e retirar apenas um pouco, espalmando depois para dentro para criar espaço para rechear. O que retirar da polpa pode usar como puré de batata-doce para outras receitas. Veja a lista de receitas que pode usar para as sobras em baixo.
Batata-doce Recheada com Quinoa

O que fazer com a polpa da batata-doce que sobra?

Pode usar para variadas receitas! Panquecas, muffins, brownies..em baixo deixo uma lista de opções:

Batata-doce Recheada com Quinoa
Batata-doce Recheada com Quinoa
Print Pin
5 from 1 vote

Batata-Doce Recheada com Quinoa e Feta

Tempo prep 10 minutes
Tempo Coz 40 minutes
Doses 4
Author Ana Rita Nunes

Ingredientes

  • 2 batatas-doce grandes
  • 1,5 chávena quinoa tricolor* (já cozida)
  • 3 colheres de sopa arandos secos (ou passas)
  • 40 g queijo feta em cubos
  • 1 chávena espinafres e acelga
  • 1 dente de alho
  • Azeite, q.b
  • Sal e pimenta
  • 3 colheres de sopa sumo de limão

Preparação

  • Comece por cortar as batatas ao meio, na horizontal, e pré-aqueça o forno a 185º.
  • Coloque as batatas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, com as faces para baixo. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno cerca de 35 minutos.
  • Entretanto faça a mistura de quinoa. Comece por refogar o dente de alho e acrescente os espinafres com a acelga. cozinhe cerca de 5 minutos.
  • Misture os vegetais com a quinoa, o queijo feta e os arandos ou passas.
  • Tempere com o sumo de limão, sal e pimenta.
  • Quando as batatas estiverem cozidas, retire do forno e faça um golpe na horizontal.
  • Retire um pouco da polpa e empurre com a base de um colher, até formar um buraco na batata-doce para rechear. (veja em cima as opções para as sobras da batata-doce)
  • Recheei com a salada de quinoa e sirva!

Notes

*pode utilizar o cupão Anitahealthy para obter 10% de desconto e outras ofertas.
Experimentaste esta receita? Partilha comigo!Menciona @anita.healthy no Instagram ou faz tag #anitahealthy!
Batata-doce recheada com quinoa
Batata-doce recheada com quinoa

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Rating Receita




Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.