Bolo de Banana e Chocolate Paleo

Este Bolo de Banana e Chocolate Paleo é tão saboroso que nem parece saudável! É feito com cacau puro e tem um ligeiro sabor a banana, uma combinação perfeita. Uma fatia ao lanche e, além de ganhar energia, vai ficar muito saciado.

 

Não vos consigo explicar bem porquê, mas ultimamente só penso em receitas com chocolate. Eu que passava semanas sem comer chocolate, agora virou quase rotina…mas saudável, claro 🙂

Há uns dias uma amiga minha fez anos e eu prometi que levava um bolinho dos meus para todos lá no trabalho. Não me lembro como decidi fazer este bolo de banana, mas a verdade é que fez o maior sucesso! Até eu, que sou mesmo muito crítica quanto às minhas receitas, fiquei completamente rendida. Tanto que até repeti a dose no fim-de-semana seguinte, quando os meus pais me vieram visitar. É daqueles bolos que sabem tão bem ao lanche da tarde com um chá ou café…E com o frio dos últimos dias, só apetece destas coisas para reconfortar!

Bolo de Banana e Chocolate Paleo

Para quem não gosta de banana, não aconselho… Apesar do sabor intenso do cacau, está lá presente o travo da banana, uma combinação perfeita, na minha opinião. Não acham?? Lembro-me de adorar comer banana com chocolate em miúda. Mergulhá-las, estilo fondue…tão bom!

Bolo de Banana e Chocolate Paleo

Bolo de Banana e Chocolate Paleo

É verdade que já tinha experimentado uma receita de bolo de chocolate que levava banana, há cerca de um ano atrás. Foi este Bolo Saudável de Chocolate e Nozes que leva, também, farinha de amêndoa e de aveia. Como vocês sabem, a aveia ficou de parte na minha alimentação, por isso desta vez usei farinha de côco e farinha de araruta. Comecei a usar esta última farinha e foi das minhas melhores descobertas dos últimos tempos! Esta ou a farinha de tapioca (ou polvilho), dão uma textura excelente aos bolos e são uma boa escolha, sem glúten e aceite como Paleo. A farinha de araruta, como expliquei na receita do Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate, vem de uma planta tropical e tem inúmeros benefícios para a saúde. Já a farinha de tapioca ou o polvilho, vem da mandioca, um tubérculo parecido com a batata doce, uma excelente fonte de energia. Aliás, o meu nutricionista, o Dr. André Matias, aconselha vivamente a mandioca, por isso esta farinha é uma excelente opção 🙂

Bolo de Banana e Chocolate Paleo
0 from 0 votes
Print

Bolo de Banana e Chocolate Paleo

Tempo Total 1 hour
Porções 8
Autor Anita Healthy

Ingredientes

  • 2 bananas grandes maduras
  • 3 ovos
  • 3 c.sopa de mel
  • 55 g farinha de côco
  • 2 c.sopa farinha de araruta ou tapioca
  • 6 c.sopa de cacu cru em pó
  • 1 c.chá bicarbonato de sódio
  • 3 quadrados de chocolate 85% min partidos em pedaços

Preparação

  1. Pré-aquecer o forno a 185ºC e forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
  2. Esmagar a banana com um garfo até ficar em puré. Misturar com os ovos e o mel, até ficar bem homogéneo.
  3. Numa taça, misturar a farinha de côco com a de aararuta e o cacau em pó. Acrescentar o bicarbonato de sódio.
  4. Adicionar a mistura das farinhas à dos ovos e banana e misturar bem.
  5. Adicionar 2/3 dos quadrados de chocolate partidos e e envolver.
  6. Deixar a mistura descansar cerca de 10 minutos.
  7. Colocar na forma e levar ao forno cerca de 45 minutos, até estar cozido. Pode colocar uma folha de papel alumínio por cima para não queimar.
  8. Retirar do forno e deixar arrefecer antes de fatiar.
  9. Está pronto a servir!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*