Risotto de Trigo Sarraceno com Abóbora {Vegan}

Pratos Principais 2 comments

Este Risotto de Trigo Sarraceno com Abóbora é rico em minerais e muito saboroso! É vegan e por isso não contém lactose, apto para aqueles que são intolerantes.

Risotto de Trigo Sarraceno com Abóbora

Hoje trago mais uma receita vegan, diferente e deliciosa. Acho que já vos disse que adoro risotto! Não levasse o típico risotto imenso queijo e eu comeria sempre que pudesse 😛 Então faço o meu próprio risotto e desta vez aventurei-me por um risotto de trigo sarraceno com abóbora (talvez lhe pudesse chamar “trisotto” ahah).

Ultimamente como arroz quase todos os dias, sinto que me faz bem, sacia-me e eu adoro! E já tinha partilhado aqui uma receita de um risotto de abóbora, super delicioso também! Este risotto de trigo sarraceno é um pouco diferente, não só por não ser feito de arroz mas pela receita em si, também.

Como fazer Risotto Vegan?

Estamos habituados à receita com queijo, leite e afins, certo? Bom, esta simplesmente leva “leite” vegetal e levedura nutricional! Eu sou louca por levedura nutricional…para mim sabe a doritos! É um dos melhores substitutos vegan e podem encontrar no Celeiro. É rico em Vitamina B12, uma das vitaminas mais difíceis de consumir pelos veganos, porque está presente especialmente em alimentos de origem animal.

Risotto de Trigo Sarraceno com Abóbora

Também sei que muitos me perguntam: mas onde está aí a proteína? Pois é amigos, não tem muita, mas sabem que não precisamos assim de tanta proteína por dia? É um tema que gostava de debater convosco um dia, mas adianto já que nós só precisamos de 1g de proteína por Kg de peso. Ora, eu que peso 48kg, só preciso de 48g de proteína! Podia agora continuar e dizer-vos que 100g de feijão tem 7g, um ovo tem cerca de 13g, etc. Um bife de frango médio tem 40g! Bom, ninguém terá problemas de falta de proteína se comer este Risotto de trigo sarraceno num almoço ou jantar, mas podem sempre juntar um pouco de tofu, por exemplo.

Risotto de Trigo Sarraceno com Abóbora

Trigo Sarraceno – como usar?

O trigo sarraceno é uma planta cujos grãos são comestíveis. Não é um cereal, mas parece, e não contém glúten. Além disso é rico em ferro, cobre, zinco e magnésio. Com estes grãos pode, ainda, fazer-se farinha e utilizar em bolos, crepes, panquecas, etc. Tenho várias receitas aqui no blog com esta farinha – Crepes, pão sem glúten, bolo de pêra.

Mas hoje a receita é mesmo com os grãos, que cozidos ficam com a consistência de arroz! E assim surgiu este Risotto de Trigo Sarraceno com Abóbora!

Risotto de Trigo Sarraceno com Abóbora
Risotto de Trigo Sarraceno com Abóbora
Print Pin
5 from 2 votes

Risotto de Trigo Sarraceno com Abóbora

Tipo Main Course
Cozinha Sem Glúten, Vegan
Keyword saudavel, sem glúten, vegan
Tempo prep 5 minutes
Tempo Coz 35 minutes
Doses 4 pessoas
Author Ana Rita Nunes

Ingredientes

Puré de Abóbora

  • 1 chávena abóbora aos cubos
  • 4 c.sopa levedura nutricional
  • 1/2 chávena bebida vegetal sem açúcar
  • 1/2 Sumo de limão
  • 1 pitada Sal rosa dos Himalaias*

Preparação

  • Pré-aqueça o forno a 190ºC.
  • Coloque a abóbora aos cubos num tabuleiro de forno com papel vegetal e leve ao forno cerca de 30 minutos até estar tostada.
  • Quando estiver cozinhada, reserve e deixe arrefecer.
  • Comece por refogar a cebola em azeite e acrescente o trigo sarraceno. Deixe cozinhar cerca de 3 minutos.
  • Acrescente o vinho branco e ferva cerca de 5 minutos.
  • Acrescente a bebida vegetal e o sal e deixe cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos, até o Trigo sarraceno estar cozinhado.

Puré de Abóbora

  • Coloque a abóbora cozinhada e os restantes ingredientes num liquidificador ou copo para triturar com a varinha mágica. Triture tudo até obter um puré.
  • Adicione o Puré de abóbora ao trigo sarraceno e cozinhe cerca de 3 minutos, envolvendo bem!
  • Acrescente o manjericão picado e envolva.
  • Sirva imediatamente com tomate cherri ligeiramente cozinhado na frigideira!

Notes

*pode usar o cupão anitahealthy para obter 10% de desconto e outras ofertas.
Experimentaste esta receita? Partilha comigo!Menciona @anita.healthy no Instagram ou faz tag #anitahealthy!
Risotto de trigo sarraceno com abobora
Risotto de trigo sarraceno com abobora

Tags

2 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Rating Receita




Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.