Bolo de Chocolate Saudável com Calda

Sobremesas 4 comments

Este Bolo de Chocolate Saudável é ideal para uma sobremesa ao fim-de-semana para toda a família! Não contém farinhas nem açúcares refinados.

Bolo de Chocolate Saudável

Estamos todos a passar um período difícil. O Mundo todo, sem excepção. Estamos naquele momento da vida em que a compaixão, a empatia e o sentido de comunidade é urgente. Estamos numa altura em que ninguém consegue escapar nem garantir que não ficará infetado com este novo vírus – o Coronavírus.

Eu sempre acreditei que nada na vida acontece por acaso. Umas coisas melhores, outras piores, mas acredito que podemos retirar algo de bom de cada situação. E esta é mais uma delas. É um momento que nos obriga a parar e a cultivar o amor pelo próximo. Que nos obriga a refletir na vida e no nosso propósito. Que nos obriga a olhar para a fragilidade do Ser Humano e a incapacidade de controlarmos o que não está no nosso controle. É um momento muito duro, sim. Mas com todos os cuidados e recomendações, podemos fazer deste momento o mais importante das nossas vidas.

Nunca fui uma pessoa com “comichão” a ficar em casa. Aliás, quando mudei de vida o meu sonho sempre foi trabalhar em casa. Eu adoro estar em casa. É onde dou vida a toda a minha criatividade, onde sinto que estou no meu porto seguro, onde tenho sempre mil coisas para fazer. Ler, aprender, cozinhar, fotografar. Mas sei que nem todos somos assim… Nestes dias acho que é essencial encontrarmos aquilo que nos faz bem e que gostamos de fazer. Seja cozinhar, seja fazer tricô, seja fazer puzzles ou pintar. Por isso, se gostas de cozinhar eu vou ajudar-te nestes dias 🙂

Bolo Bundt de Chocolate Saudável

Já não há aquela “desculpa” do “não tenho tempo para ser saudável”. Isto, claro, para quem está em casa. Os profissionais de saúde, os trabalhadores dos supermercados e todos os que estão, neste momento, a servir-nos, provavelmente têm tempo a menos do que deviam. Quero acreditar que em pouco tempo voltarão à normalidade e a ter tempo de pôr a mão na massa, se cozinhar for um dos vossos hobbies.

Então, para todos aqueles que querem aprimorar-se na cozinha e fazer umas receitas saudáveis, aqui vai este Bolo de chocolate saudável, que serve para a família toda lá de casa! Fiz numa forma bundt que fica lindo, mas qualquer forma serve 🙂

Como fazer um Bolo de Chocolate Saudável?

  • Em primeiro lugar substituir a farinha branca de trigo por alternativas mais saudáveis. A farinha de espelta, embora contenha glúten, é em quantidade mais reduzida e é rica em fibra!
  • O açúcar branco é substituído por açúcar de côco – com mais benefícios e em pouca quantidade. O açúcar de côco é minimamente processado e tem um índice glicémico menor. No entanto, é um açúcar e não se deve consumir em excesso, como tudo.
  • Não leva leite nem outros lacticínios – acredito que os lacticínios causam inflamação e nesta altura em que temos de reforçar o nosso sistema imunitário é cada vez mais importante evitar estes alimentos!

Mais receitas de bolos saudáveis

Bolo de Chocolate Saudável
Print Pin
5 from 1 vote

Bolo Bundt de Chocolate

Tipo Dessert
Cozinha Saudável, Sem Lactose
Tempo prep 15 minutos
Tempo Coz 25 minutos
Doses 12 fatias
Author Ana Rita Nunes

Ingredientes

Topping:

  • 1 lata leite de côco (400ml)** (podes usar light)
  • 70 g Chocolate preto 85% em tablete

Preparação

  • Pré-aquece o forno a 185ºC. Unta uma forma de bundt cake com um pouco de óleo de côco ou similar.
  • Numa taça, mistura os ovos com a bebida vegetal. Acrescenta o açúcar de côco e mexe bem.
  • À parte, mistura a farinha com o cacau e o fermento.
  • Junta à mistura anterior e envolve bem com uma espátula. Acrescenta o óleo de côco e mistura.
  • Deixa a massa descansar uns minutos e verte para a forma. Leva ao forno cerca de 20 a 25 min, até estar cozinhado.

Tooping:

  • Quando retirares o bolo do forno faz o topping.
  • Aquece o leite de côco num tacho (deixa a parte mais líquida, tipo água, que se deposita no fundo -vê as notas).
  • Adiciona o chocolate em pedaços e vai mexendo em lume brando, até ficar uma calda de chocolate.
  • Desenforma o bolo e serve a calda de imediato por cima! Podes fazer pequenos furos com um garfo no bolo para absorver a calda.
  • Pronto a servir!

Notes

*podes usar o cupão ANITAHEALTHY para obteres 10% de desconto e outras ofertas.
**coloca o leite de côco no frigorífico umas horas e na hora de usar retira a água que se deposita no final. Podes usar esta água para batidos, por exemplo.
Experimentaste esta receita? Partilha comigo!Menciona @anita.healthy no Instagram ou faz tag #anitahealthy!

4 Comments

    • Olá! Será que dá para usar farinha de aveia no lugar da farinha de espelta? E mel no lugar do açúcar? Queria fazer, mas não tenho nem um nem outro em casa!

    Leave a Comment

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *

    Rating Receita




    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.