Pudim de chia com abóbora

Pequeno-almoço 2 comments

Este Pudim de chia com abóbora é uma ótima opção vegan para o pequeno-almoço ou um lanche da tarde. É adoçado com xarope de agave biológico, não contém glúten nem lactose!

Pudim de chia com abóbora

Depois da receita básica do pudim de chia que publiquei aqui o ano passado, tinha de fazer uma versão com abóbora para este Inverno!

Esta receita foi inspirada na receita da Jess do blog Choosing Chia, com algumas alterações mas a ideia é similar! Apenas tornei a receita um pouco mais simples, porque sei que desse lado é o que vocês preferem – simplicidade, rapidez e, obviamente, super delícia 😛

Eu gosto desta receita de pudim de chia para o pequeno-almoço ou para um lanche, porque além de super rápida é mesmo para se preparar de véspera. O puré de abóbora também se prepara no dia anterior e dura até 3 dias no frigorífico. Além disso, o que sobra pode ser usado em papas de aveia ou até para servir com crepes, panquecas, etc.

Como fazer pudim de chia?

O pudim de chia básico que partilhei o ano passado levava apenas bebida vegetal. Mas tinha visto várias receitas que usavam leite de côco (de lata) e ficava com um aspeto maravilhoso! É certo que é mais “pesado”, mais calórico e com mais gordura (da boa). Mas não deixa de ser saudável e, na verdade, a dose é pequena – no fundo é uma lata de leite côco para 3 doses! Está tudo certo 🙂

Se quiserem podem usar leite de côco light e também resulta – apenas têm de ajustar a quantidade de bebida vegetal, porque sendo mais líquido vai precisar de menos quantidade.

Além disso, esta receita é vegan, sem glúten e sem açúcar refinado! Foi adoçada com a nova geleia de agave biológica da Prozis, que estou viciada 🙂

Pudim de chia com abóbora

Dicas para esta receita:

  • A quantidade de bebida vegetal depende do leite de côco que usares. Se usares a versão light, vais precisar de menos bebida vegetal. se for uma versão mais espessa vais precisar de mais. Existem várias marcas, o ideal é uma marca de leite de côco que quando agitares não está líquido 🙂 Pessoalmente adoro as marcas do Aldi ou do Mini Preço!
  • Antes de colocares a mistura nos frascos, reserva 1 hora no frigorífico e mexe tudo mais uma vez. Agora sim, coloca nos frasquinhos.
  • Podes guardar os pudins durante 4 dias no frigorífico.
  • Também podes reservar num tupperware e levar para os teus lanches no trabalho ou na escola! É tão nutritivo e completo.
Pudim de chia com abóbora
Print Pin
5 from 1 vote

Pudim de Chia com Abóbora

Tipo Breakfast/Snack
Cozinha Sem Glúten, Vegan
Tempo prep 20 minutes
Resting Time 4 hours
Author Ana Rita Nunes

Ingredientes

Preparação

  • Começa por preparar o puré de abóbora: aquece os pedaços de abóbora no microondas durante cerca de 4 minutos, até estarem cozinhados. O tempo varia com o microondas, por isso basta ires vendo como está. Também podes assar no forno.
  • Coloca a abóbora num recipiente e junta 3 colheres de sopa de leite de côco. (Retira antes a parte mais espessa que fica por cima e reserva para o topping!)
  • Acrescenta 1 colher de sopa do xarope de agave, a canela e tritura tudo com a varinha mágica (ou num liquidificador). Quando arrefecer leva ao frigorífico.
  • Num recipiente, mistura 1/2 chávena do leite de côco, a bebida vegetal, as sementes de chia e as restantes 2 colheres de sopa do xarope de agave.
  • Reserva no frigorífico entre 30 min a 1 hora. Depois desse tempo volta a mexer e coloca em frasquinhos.
  • Adiciona o puré de abóbora e leva ao frigorífico mais 3 horas.
  • Podes servir com topping de côco, com a parte mais espessa da lata que reservaste em cima!

Notes

*podes usar o código Anitahealthy para obteres 10% de desconto e outras ofertas.
**podes usar leite de côco light mas reserva no frigorífico e não uses o líquido que fica por baixo. Ajusta a quantidade de bebida vegetal para 100ml.
Experimentaste esta receita? Partilha comigo!Menciona @anita.healthy no Instagram ou faz tag #anitahealthy!

2 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Rating Receita




Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.