Este Bolo de Laranja é ideal para um lanche mais doce, acompanhado de um chá bem quente! Uma receita sem ovos, muito simples e que resulta num bolo fofo.

Estamos em pleno Inverno, as temperaturas desceram imenso há umas semanas e não há nada melhor que um bolinho acompanhado com um chá a ler um livro ou, quem sabe, a ver um documentário na Netflix. É o que eu chamo de serão perfeito! E, desta vez, dediquei-me a este Bolo de Laranja delicioso, fofinho e saudável. A Laranja é rica em vitamina C e ideal para esta altura, por isso veio mesmo a calhar.
“Quem muda Deus Ajuda!” Para quem me acompanha nas redes sociais sabe que eu mudei de casa esta semana e foram semanas loucas! Este bolo estava guardado para partilhar já há duas semanas e estava mesmo ansiosa por vos dar esta receita maravilhosa! Fiz, então, uma versão super simples, sem ovos e ficou tão fofinho… Adorámos!

Como fazer Bolo de Laranja fofo?
Esta versão é sem ovos e foi uma surpresa ver o resultado final. Para fazer um bolo fofinho é importante equilibrar a quantidade de gordura usada (neste caso, o azeite e farinha de amêndoa) e, por outro lado, as farinhas que se usam. Uma farinha com glúten, como a espelta, tem mais probabilidade de resultar num bolo mais fofo, por exemplo. Esta combinação ficou perfeita:
- Farinha de espelta
- Farinha de amêndoa
- Um pouco de maizena ou farinha de araruta – também podes usar polvilho doce.
- Açúcar de côco para adoçar
- Laranjas – em sumo e as raspas.
- Azeite – podes substituir por óleo de côco
- Vinagre de sidra – sugiro usares aqui porque acaba por “fermentar” um pouco o líquido, ajudando a que o bolo fique mais fofinho.
É importante seguir a receita na sua ordem de preparação: primeiro os ingredientes secos numa taça, em seguida os líquidos (com o açúcar de côco) numa outra, trabalhados separadamente. Mas não te preocupes, a receita completa está no final.

Dicas para fazer esta receita na perfeição
- Usa laranjas frescas para o sumo e não sumo de laranja de compra – desta forma o sabor ficará mais intenso e melhor. E não te esqueças de raspar a casa antes para ser mais fácil!
- Não mistures demasiado a massa no final – quando envolveres os ingredientes líquidos com os sólidos não batas demasiado a massa, mas envolve-a cuidadosamente.
- Cuidado com o forno – o teu bolo pode precisar de mais ou menos tempo de cozedura, pois cada forno é diferente. O ideal será veres como está ao fim de 35 minutos e ires fazendo o teste do palito. Ou seja, espetas um palito e se sair seco é porque o bolo já está cozido!
- Deixa arrefecer antes de cortares uma fatia – depois do cheirinho que vem do bolo sei bem que custa esperar 😛 Mas deixa arrefecer bem para que ele fique fofinho assim que o cortares.
Se quiseres uma versão com côco vê esta receita de Bolo de Laranja e Côco. é deliciosa!

Bolo de Laranja Fofo
Ingredientes
- 180 g Farinha de espelta
- 90 g Amêndoa moída/farinha
- 10 g Maizena ou Farinha de araruta
- 60 g Açúcar de Côco
- 100 ml Bebida vegetal sem açúcar (amêndoa, côco, soja ou outra)
- Sumo de 2 Laranjas
- 50 g Azeite
- 2 c.chá Vinagre de sidra
- 2 c.chá fermento
- Raspas de 1 Laranja
Preparação
- Pré-aquece o forno a 180ºC e unta uma forma de bolo com um pouco de azeite.
- Numa tigela grande, mistura as farinhas com a maizena e o fermento.
- À parte, mistura a bebida vegetal com o vinagre de sidra e, depois, acrescenta o sumo das laranjas, as raspas, o açúcar de côco e o azeite.
- Adiciona à mistura das farinhas e envolve com uma espátula, levemente.
- Coloca na forma de bolo e leva ao forno entre 35 a 45 minutos, dependendo do forno, até estar cozido.
- Deixa arrefecer na forma uns minutos antes de desenformar. Assim que esfriar corta em fatias e serve!
Olá Anita,
Mais uma receita maravilhosa. Uma questão: o azeite não deixa gosto no bolo, escondendo todos os outros ?
Qual o diâmetro da forma a utilizar, 20 cm ?
Grata pela atenção. Um beijo.
Olá Elisabeth! O azeite não esconde os outros sabores, mas para os mais sensíveis pode ter um travo (pessoalmente não senti). A forma que usei é de 26 cm.
Beijinho!
Incrível este blog! Como é que só hoje descobri… tudo perfeito! Receitas maravilhosas. Já fiz o caril, uma delícia
Que bom, fico super contente que gostes 🙂