Este cheesecake com frutos vermelhos é feito sem lacticínios e sem açúcares refinados. Além disso, não necessita de forno! É uma opção mais saudável e deliciosa.
Ora aqui vem mais uma receita de cheesecake, sem lacticínios, sem forno e sem açúcares refinados. Vamos aproveitar que o calor está quase a ir embora para fazer esta sobremesa saudável e fresquinha!
Este cheesecake de frutos vermelhos tem uma base feita de tâmaras e frutos secos, como uso frequentemente nas receitas de tarte, e o recheio é feito de cajus, iogurte vegetal e pouco mais. Portanto, uma verdadeira delícia e tão fácil de preparar!
Como fazer um cheesecake sem lacticínios
Já há uns anos que não consumo leite e derivados, por isso as minhas receitas foram adaptadas para versões vegan que não incluam estes ingredientes. Como já partilhei noutras receitas aqui de cheesecakes, utilizo cajus para fazer o recheio! No fundo, para o recheio só precisas de:
- Cajus demolhados cerca de 8 horas (ou podes demolhar 30 min em água bem quente)
- Iogurte vegetal sem açúcar – usei de soja
- Bebida vegetal sem açúcar – usei de amêndoa
- Óleo de coco
- Geleia de agave, ou outro adoçante mais nutritivo – podes usar mel, xarope de ácer ou outro do género
- Gotas de sumo de limão
Basta processares estes ingredientes muito bem, num bom liquidificador, e tens um recheio de cheesecake bem cremoso e delicioso!
A base é super simples também – tritura bem tâmaras e frutos secos e consegues moldar uma base de cheesecake super rápida e saudável!
Este cheesecake é saudável?
Sim! É, sem dúvida, mais saudável do que o original cheio de açúcares refinados e lacticínios. Não gosto, no entanto, de demonizar os lácteos, porque acredito no equilíbrio e não critico as escolhas de cada um. Mas eu realmente acredito que causam inflamação e que não são benéficos para nós, por isso diria que este cheesecake também é mais saudável por isso mesmo.
Quero, ainda, deixar a nota que apesar de ser mais saudável, não significa que seja menos calórico! Calorias não estão relacionadas com ser ou não saudável. Trata-se apenas de ser mais nutritivo -e não é isso que todos queremos? :). Mas este cheesecake contém algumas boas calorias por fatia – cerca de 310 calorias. Por isso, é para comeres com moderação e para deixares para o fim-de-semana. Como sempre defendo quanto a este tipo de sobremesas.
Dicas preciosas para fazeres esta receita
- Utiliza tâmaras Medjool – a base fica muito mais saborosa e são, também, mais nutritivas. Além disso, são mais fáceis de trabalhar neste tipo de receitas. Podes encontrar na Koro, onde eu encomendo as minhas – basta clicares aqui para veres o link (tens 5% de desconto em todo o site ao utilizares o código ANITA)
- Usa um bom liquidificador para fazeres o recheio deste cheesecake – ou começa por triturar primeiro os cajus com o iogurte e a bebida vegetal. Depois, coloca os restantes ingredientes. Se realmente não tens um liquidificador mais potente, deixa os cajus a demolhar durante várias horas, vai ajudar a amaciá-los.
- Não deixes passar a parte de congelares o cheesecake durante algumas horas, pois é assim que ele vai solidificar e ficar com a consistência perfeita. Ainda assim, não te esqueças de o retirar pelo menos 1 hora antes de servir e colocar no frigorífico, para não ficar congelado.
- Podes servir este cheesecake com outro tipo de frutas ou com o caramelo de tâmaras que partilhei nesta receita anterior de cheesecake vegan.
Mais receitas de sobremesas saudáveis:
Ingredientes
Base
- 100 g tâmaras Medjool
- 150 g frutos secos
- 1 pitada sal
Recheio
- 400 g cajus (fruto seco) demolhados 8 horas*
- 1/3 chávena iogurte vegetal sem açúcar
- 100 ml bebida vegetal
- 1/2 chávena óleo de coco
- 4 colheres de sopa geleia de agave
- Sumo de limão (algumas gotas)
Preparação
- Forra a parte de baixo de uma forma de base amovível com papel vegetal (utilizei uma forma de 19cm).
Base
- Tritura todos os ingredientes da base num processador de alimentos, até estar uma massa moldável com as mãos.
- Coloca a mistura na forma e molda com as mãos. No final, uniformiza com a base de uma colher.
- Leva ao congelador enquanto preparas o recheio.
Recheio
- Coloca todos os ingredientes num liquidificador potente ou processador de alimentos (ou começa por processar os cajus com o iogurte e a bebida vegetal) e tritura muito bem até ficar cremoso. Este processo pode levar alguns minutos.
- Deita o recheio por cima da base e leva ao congelador cerca de 4 a 5 horas.
- Depois, retira do congelador e espera 30 minutos antes de servir. Adiciona frutos vermelhos a gosto e está pronto!
- Conserva depois no frigorífico, cerca de 4 a 5 dias, coberto com uma tampa para pratos de bolo ou corta em fatias e reserva num recipiente fechado.